O som e o espaço : Centro de Música de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChiesa, Paulo, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorSingeski, Luiz Gustavo Grochoski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84225-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Paulo Chiesa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Música e arquitetura compartilham muito mais do que termos em comum, como harmonia, ritmo, composição, proporção, volume e altura. Elas se expressam de forma similar, através do tempo e do espaço. Não são um objeto isolado, ao qual se pode dar as costas, mas uma espacialidade que nos envolve - o ambiente ao nosso redor, o espaço sonoro, no qual adentramos ao simplesmente escutar. Neste trabalho apresentam-se conceitos que aproximam as duas artes, delineando ideias que constituem paralelos entre elas, que pretendem expandir nossos horizontes e auxiliar, numa etapa posterior a este trabalho, o projeto de um Centro de Música na cidade de Curitiba. Como desfecho, a preocupação em fornecer subsídios teóricos, técnicos e históricos para o posterior projeto, se traduz em estudos de caso, análises do terreno e do contexto em que oprédio deverá ser inserido, e na elaboração das diretrizes gerais desta próxima etapa-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Music and Architecture mutually share much more than terms such as harmony, rhythm, composition, proportion, volume, and pitch. Both subjects express themselves similarly, through time and space. They don’t stand as isolated objects to which one can turn their back, but as an involving spatiality – the surrounding ambience; the sonant space one introduces itself into, only by listening. This work presents concepts that put both arts close to one another, outlining ideas that establishes parallels between them, in the intent of expanding our horizons and, subsequently, assisting the making of a Music Centre project for the city of Curitiba. As a denouement, concerns on the matter of supplying this latter project with theoretical, technical, and historical aides would translate themselves into case studies, both terrain and contextual analysis in which the building must be inserted, and the making of this next stage’s general directives-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica arquitetônica-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço (Arquitetura)-
Palavras-chave: dc.subjectCentros culturais - Projetos e plantas-
Título: dc.titleO som e o espaço : Centro de Música de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.