Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Bárbara Cândido, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Jofre, Maria Gabrieli Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84204 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84204 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Bárbara Cândido Braz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Fora da vida escolar o erro é concebido como algo intrínseco ao ser humano e suasações. Dentro da escola, e mais particularmente nas aulas de Matemática, noentanto, ele é historicamente concebido como algo que precisa ser evitado e sujeitoa punição. Em contraposição a esta postura, alguns autores na EducaçãoMatemática têm sugerido o uso de análise de erros como uma alternativa para seensinar Matemática nos diferentes níveis de ensino. Para estes autores, analisar oserros cometidos pelos estudantes é um caminho para o processo de ensino deMatemática. Neste sentido, vem a teoria denominada de Análise de erros, naEducação Matemática. Nesta investigação utilizamos esta teoria para olhar paraerros cometidos pelos estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática.Nosso interesse pela Modelagem se deu no sentido de ser essa uma possibilidadepara ensinar Matemática partindo de situações abertas, com referência na realidadee com problemas que podem ser investigados por meio de ferramentasmatemáticas. Sendo assim, neste trabalho temos como objetivo investigarresposta(s) para a seguinte problemática: Que tipos de erros são cometidos porestudantes do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de ModelagemMatemática? Nosso interesse por pesquisar esta temática também se deu pelo fatode encontrarmos na literatura apenas uma pesquisa que trata da Análise de errosem situações embasadas na Modelagem Matemática. Este trabalho, entretanto, foidesenvolvido no Ensino Superior. Sendo assim, desenvolvemos uma atividade deModelagem Matemática em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em umaescola da rede pública de ensino e analisamos os registros gerados por esta práticapor meio da Análise de erros. Os resultados da investigação apontam que os erroscometidos por estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática se diferemde erros que são cometidos em problemas em que os alunos já possuem dadossuficientes para resolver a situação proposta e nas quais esta situação já estámatematizada. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise de erros (Matematica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática - Teoria e aplicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Análise de erros no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: