Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Bárbara Cândido, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Romagnoli, Juliana Caroline Bonini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84201 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84201 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª Drª Bárbara Cândido Braz. | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A natureza abstrata do conhecimento matemático demandou/demanda odesenvolvimento de estratégias metodológicas na busca por tornar os processos deensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis de ensino, pertinentes aodesenvolvimento do repertório matemático dos alunos. Neste sentido, o uso de jogosmatemáticos no Ensino Fundamental tem sido disseminado como uma alternativapara abordar conceitos matemáticos. Um levantamento realizado nos anais doEncontro Nacional de Educação Matemática, no entanto, evidenciou que poucas sãoas investigações que tratam do uso de jogos matemáticos associados à investigaçãomatemática. Este fato desperta interesse, na medida em que esta parece ser umarelação natural ao desenvolvermos jogos de estratégia neste nível de ensino. Sendoassim, nesta pesquisa buscamos responder: "Que elementos associados a um jogomatemático de estratégia, no Ensino Fundamental, se associam ao desenvolvimentode investigações matemáticas?". Para tanto, desenvolvemos em uma turma de 8ºano do Ensino Fundamental ao longo de quatro horas/aula, dois jogos de estratégia,intituladosQuadrado MágicoeJogo do 15. Por meio destes, buscamos, através deintervenções verbais, fazer com que os alunos desenvolvessem investigaçõesmatemáticas acerca dos jogos desenvolvidos. Procuramos com isso, auxiliar eincentivar os alunos a construir hipóteses e elaborar estratégias para vencer o jogoproposto. Com isso, pudemos observar e constatar no decorrer das aulas quemuitas das etapas de um jogo se relacionam com as etapas da investigaçãomatemática. As conclusões obtidas nesta pesquisa, nos levaram a outrosquestionamentos que podem ser focos de futuros estudos, como: será que odesenvolvimento de jogos de treinamento também permite o desenvolvimento deinvestigações matemáticas?. Contudo, isso é algo que ainda pode ser investigado. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Título: dc.title | Um olhar para o processo de investigação matemática por meio de jogos didáticos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: