Desafios da moda sustentável no Brasil : produção e consumo

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Autor(es): dc.contributorGarcia, Junior Ruiz, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorTeng, Thalia Wu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:45:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:45:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84193-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garcia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A indústria da moda se apresenta como um dos principais problemas ambientais e socioeconômicos no século XXI no Brasil e no mundo, fazendo com que seja necessário buscar formas sustentáveis de produção e consumo. Neste trabalho, é investigado sobre os desafios da moda sustentável no Brasil. Primeiro é abordado sobre o histórico da moda, contextualizando-a em relação ao consumo excessivo e depois identificado a sua definição de sustentabilidade. Em seguida, com o objetivo de entender o cenário atual brasileiro é realizada uma revisão bibliográfica sobre o histórico da indústria têxtil e de confecção no Brasil desde a colonização até o século XXI. Após isso, é mapeado o funcionamento da produção de moda nacional, abordando a cadeia produtiva e trazendo dados socioeconômicos e estatísticos da indústria têxtil e de confecção. Por fim, com o apoio das informações levantadas é analisada a situação da moda brasileira sustentável e os seus desafios socioeconômicos e ambientais. Um dos principais desafios é a concorrência chinesa que oferece produtos têxteis com uma maior variedade e menores preços, entretanto feitos com fibras sintéticas que poluem o ecossistema. No Brasil, para competir em preço com os importados, se torna inviável utilizar materiais sustentáveis devido ao seu valor mais elevado, dificultando a formação de cadeia produtiva mais justa. Outras características também dificultam a produção e o consumo da moda sustentável como a forma fragmentada da cadeira produtiva que aumenta a informalidade dos trabalhadores e a menor renda da população que influencia no menor consumo de produtos sustentáveis, além da baixa conscientização.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectModa - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectVestuário - Comércio-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade de consumo-
Título: dc.titleDesafios da moda sustentável no Brasil : produção e consumo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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