Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Victor Rodrigues de, 1991- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rodrigo Lima de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84190 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof° Victor Rodrigues de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem por objetivo fazer um comparativo entre diferentes critérios de definição de informalidade presentes na literatura. Além disso procura realizar o estudo da sensibilidade de distintas definições de informalidade em termos de características sociodemográficas, como gênero, cor/raça autodeclarada e escolaridade. Para tal finalidade foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) trimestral do período de 2012 a 2022, fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho emprega dois modelos de análise: o primeiro é um modelo simples de análise univariada do dados obtidos da PNAD, e o segundo trata do modelo logit. De maneira que, no resultado foi identificado que para distintas definições de informalidade, podem haver resultados diferentes quanto ao nível de informalidade de uma economia. Assim como ficou evidente diferença na sensibilidade entre as características sociodemográficas de acordo com as definições de informalidade impostas e o método de análise utilizado. Por fim se conclui que, políticas públicas que forem discutidas no âmbito do mercado de trabalho informal precisam de definições muito bem ajustadas do que e quem vai ser impactado pela política implementada. Pois a depender do critério, podem haver resultados adversos ou aquém do esperado, para o público alvo da política. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Setor informal (Economia) | - |
Título: dc.title | Mercado de trabalho informal : critérios de análise e sensibilidade sociodemográfica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: