Características do pensamento algébrico evidenciadas no desenvolvimento de uma atividade de investigação matemática

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Autor(es): dc.contributorFerrareze, Janete de Paula, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorRazaboni, Isadora Semensato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84174-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Drª. Janete de Paula Ferrareze Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Quando somos indagados sobre o que é álgebra, em geral, nos vem à mentemanipulações matemáticas carregadas de símbolos, ou até mesmo operaçõescomplexas envolvendo números e letras, sem significado real. Não distante dessavisão, alguns autores que serão tratados neste trabalho, relatam que a álgebraescolar muitas vezes aparece apenas associada a essa manipulação de símbolos eà reprodução mecânica de regras, parecendo que tais elementos são os principaisobjetivos no estudo de Matemática. No entanto, veremos nesta pesquisa que a basedo pensamento algébrico segundo esses autores, está nos significados desseselementos representados por letras ou símbolos. Nesse sentido, a finalidade dopresente trabalho foi estudar e analisar características do pensamento algébricoevidenciadas em uma atividade de Investigação Matemática desenvolvida no 8º Anodo Ensino Fundamental. A presente pesquisa é predominantemente qualitativa e sedeu por meio de um levantamento bibliográfico, estudos de referenciais teóricos,planejamento e aplicação de uma atividade de Investigação Matemática numa turmade 8º ano do Ensino Fundamental e análises dos dados coletados nesta aplicaçãopor meio de referenciais que apresentam características do desenvolvimento dopensamento algébrico. A Investigação Matemática foi escolhida devido ao fato desuas etapas se relacionarem com as etapas do desenvolvimento do pensamentoalgébrico, conforme pode ser visto neste trabalho. Além disso, no levantamentobibliográfico realizado foram encontrados poucos trabalhos que tratassem dodesenvolvimento do pensamento algébrico em conjunto com atividades deInvestigação Matemática. Este trabalho apresenta também concepções de algunsautores sobre o pensamento algébrico e ferramentas que foram utilizadas paraanalisar a manifestação de características do pensamento algébrico durante odesenvolvimento da atividade com os alunos. Partindo disso, foi analisado como sedeu o desempenho dos alunos durante a atividade, por meio do qual observou-seque houve a manifestação de algumas características do pensamento algébrico,como: estabelecimento de relações de equivalência, identificação de padrões,formulação de conjecturas e generalizações. Dessa forma, podemos concluir queessa atividade de Investigação Matemática favoreceu o desenvolvimento dopensamento algébrico, e assim percebemos que existem outras formas de setrabalhar álgebra nas séries finais do Ensino Fundamental além do métodotradicional, o que justifica mais uma vez a importância deste trabalho nesta área depesquisa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Título: dc.titleCaracterísticas do pensamento algébrico evidenciadas no desenvolvimento de uma atividade de investigação matemática-
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