Gamificação na educação : potenciais e desafios para aprimorar o ensino a partir de conceitos de economia comportamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, João Pedro Cardozo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:12:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:12:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84171-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho aborda a temática da utilização da gamificação no contexto da educação e explora os potenciais efeitos que essa abordagem pode gerar quando implementada. O objetivo principal é compreender como a gamificação pode ser uma ferramenta auxiliar para professores e alunos, visando aprimorar a eficácia do ensino e o envolvimento dos estudantes dentro da sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado de artigos que tratam do tema da gamificação, examinando seus efeitos e os testes conduzidos para verificar a eficácia dessa abordagem. A análise da literatura revela que existem poucas evidências concretas que comprovem a efetividade da gamificação no ambiente educacional, devido à escassez de testes conduzidos de maneira adequada. Isso indica a necessidade de realizar mais estudos e aprofundar a discussão sobre o tema, a fim de obter uma compreensão mais completa e embasada dos potenciais benefícios e desafios associados à gamificação na sala de aula. Acredita-se que a gamificação pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente, ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competição, no processo educacional. No entanto, é fundamental que sejam conduzidos mais testes e pesquisas para avaliar a eficácia dessa abordagem, bem como identificar as melhores práticas e estratégias de implementação. Portanto, este estudo busca contribuir para a compreensão e o aprimoramento da aplicação da gamificação na educação, destacando a importância de investigações adicionais e uma análise mais aprofundada das suas implicações no contexto educacional. A ampliação do conhecimento nessa área poderá oferecer subsídios valiosos para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados em explorar o potencial da gamificação como uma ferramenta pedagógica inovadora.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Título: dc.titleGamificação na educação : potenciais e desafios para aprimorar o ensino a partir de conceitos de economia comportamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.