
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, João Pedro Cardozo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84171 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84171 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriana Sbicca Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho aborda a temática da utilização da gamificação no contexto da educação e explora os potenciais efeitos que essa abordagem pode gerar quando implementada. O objetivo principal é compreender como a gamificação pode ser uma ferramenta auxiliar para professores e alunos, visando aprimorar a eficácia do ensino e o envolvimento dos estudantes dentro da sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado de artigos que tratam do tema da gamificação, examinando seus efeitos e os testes conduzidos para verificar a eficácia dessa abordagem. A análise da literatura revela que existem poucas evidências concretas que comprovem a efetividade da gamificação no ambiente educacional, devido à escassez de testes conduzidos de maneira adequada. Isso indica a necessidade de realizar mais estudos e aprofundar a discussão sobre o tema, a fim de obter uma compreensão mais completa e embasada dos potenciais benefícios e desafios associados à gamificação na sala de aula. Acredita-se que a gamificação pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente, ao incorporar elementos de jogos, como desafios, recompensas e competição, no processo educacional. No entanto, é fundamental que sejam conduzidos mais testes e pesquisas para avaliar a eficácia dessa abordagem, bem como identificar as melhores práticas e estratégias de implementação. Portanto, este estudo busca contribuir para a compreensão e o aprimoramento da aplicação da gamificação na educação, destacando a importância de investigações adicionais e uma análise mais aprofundada das suas implicações no contexto educacional. A ampliação do conhecimento nessa área poderá oferecer subsídios valiosos para professores, gestores educacionais e pesquisadores interessados em explorar o potencial da gamificação como uma ferramenta pedagógica inovadora. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia - Aspectos psicológicos | - |
| Título: dc.title | Gamificação na educação : potenciais e desafios para aprimorar o ensino a partir de conceitos de economia comportamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: