Barreiras à entrada dos veículos elétricos no Brasil

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Autor(es): dc.contributorShima, Walter Tadahiro, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorDias, João Henrique Dürks Wanderley-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84169-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84169-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo estuda as barreiras à entrada de veículos elétricos no Brasil, com foco na dificuldade em viabilizar a transição do paradigma vigente (motor a combustão interna) para outra tecnologia em ascensão (eletromobilidade) no que diz respeito aos meios de transporte terrestres. Para tanto, demonstrar-se-á que a trajetória percorrida pela indústria automotiva a partir da consolidação do motor a combustão interna, ocorrida nas primeiras décadas do século XX, criou um ambiente hostil para a difusão tecnológica de outros meios de propulsão dos automóveis. Quanto mais se disseminou a tecnologia do carro movido a combustão, mais ela se fortaleceu e evoluiu por conta da interação de seus usuários e demais agentes econômicos. Aliado a isso, uma rede de serviços acessórios se desenvolveu em torno dessa tecnologia, com especial destaque para a indústria do petróleo. Dito isso, percebeu-se um aprisionamento tecnológico tendo como base o motor a combustão interna, relegando outras tecnologias de propulsão ao ostracismo. O trabalho destaca que será necessária uma política econômica anticíclica, contrária às forças do livre mercado, caso seja para valer a ideia de transição do modelo convencional de carros para os veículos elétricos, justificada pela legítima busca de redução da poluição promovida pelos carros com motor de combustão interna.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectBarreiras à entrada (Organização industrial)-
Título: dc.titleBarreiras à entrada dos veículos elétricos no Brasil-
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