Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, William Junior do, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Nicolas Arthur Formaggi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84141 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. William Junior do Nascimento | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O processo de ensino e aprendizagem é um tópico frequentemente debatido emdiscussões que permeiam a educação. Nesta perspectiva, diversas abordagensmetodológicas estão sendo frequentemente pesquisadas no sentido de tornar oaluno sujeito ativo durante o processo de formação, de modo que o conhecimentoadquirido faça sentido e tenha significado. Logo, o presente trabalho abordajustamente uma maneira de atingir tais significados a partir de temas, por meio daAbordagem Temática Freireana (ATF), na qual o contexto em que a comunidadeescolar está inserida é considerado para que surjam os Temas Geradores e,subordinados a estes, abordam-se os conhecimentos científicos necessários parasua compreensão. Uma alternativa para o levantamento dos Temas Geradorescorresponde aos 3 Momentos Pedagógicos como Estruturantes do Currículo. O 1°Momento Pedagógico é o Estudo da Realidade (ER), em que se constrói um bancode dados das características da comunidade para que se possa identificar astemáticas locais relevantes. Durante o 2° Momento Pedagógico, a Organização doConhecimento (OC), os profissionais se colocam a selecionar os conhecimentoscientíficos necessários para a compreensão dos temas emergidos no momentoanterior, de modo que durante o 3° Momento Pedagógico, que corresponde aAplicação do Conhecimento (AC), se desenvolve em sala de aula o que foianteriormente idealizado. Assim sendo, este trabalho teve como objetivodesenvolver o 1° Momento Pedagógico, o ER, em duas turmas do primeiro ano doEnsino Médio, em um colégio estadual no interior do Paraná. A aquisição de dadosaconteceu a partir de questionários respondidos por alunos, professores e equipepedagógica, chegando em potenciais Temas Geradores por meio da análise dasrespostas obtidas, utilizando como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD).A partir da análise realizada, foi possível identificar alguns elementos referentes arealidade na qual a comunidade escolar está inserida, evidenciando característicasdas relações interpessoais na escola e na comunidade em que vivem, informaçõessobre a estrutura física de ambos os ambientes, para além dos seus problemas,defeitos e qualidades. Por fim, foram destacados alguns tópicos que podem serutilizados como temas geradores, bem como sugestões de como trabalhá-losinterdisciplinarmente com as mais variadas áreas de conhecimento, possibilitandoque os conhecimentos científicos desenvolvidos durante as aulas sejam melhorcompreendidos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Os três momentos pedagógicos como estruturantes do currículo : uma proposta de estudo da realidade no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: