Os três momentos pedagógicos como estruturantes do currículo : uma proposta de estudo da realidade no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, William Junior do, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorSouza, Nicolas Arthur Formaggi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84141-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. William Junior do Nascimento-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O processo de ensino e aprendizagem é um tópico frequentemente debatido emdiscussões que permeiam a educação. Nesta perspectiva, diversas abordagensmetodológicas estão sendo frequentemente pesquisadas no sentido de tornar oaluno sujeito ativo durante o processo de formação, de modo que o conhecimentoadquirido faça sentido e tenha significado. Logo, o presente trabalho abordajustamente uma maneira de atingir tais significados a partir de temas, por meio daAbordagem Temática Freireana (ATF), na qual o contexto em que a comunidadeescolar está inserida é considerado para que surjam os Temas Geradores e,subordinados a estes, abordam-se os conhecimentos científicos necessários parasua compreensão. Uma alternativa para o levantamento dos Temas Geradorescorresponde aos 3 Momentos Pedagógicos como Estruturantes do Currículo. O 1°Momento Pedagógico é o Estudo da Realidade (ER), em que se constrói um bancode dados das características da comunidade para que se possa identificar astemáticas locais relevantes. Durante o 2° Momento Pedagógico, a Organização doConhecimento (OC), os profissionais se colocam a selecionar os conhecimentoscientíficos necessários para a compreensão dos temas emergidos no momentoanterior, de modo que durante o 3° Momento Pedagógico, que corresponde aAplicação do Conhecimento (AC), se desenvolve em sala de aula o que foianteriormente idealizado. Assim sendo, este trabalho teve como objetivodesenvolver o 1° Momento Pedagógico, o ER, em duas turmas do primeiro ano doEnsino Médio, em um colégio estadual no interior do Paraná. A aquisição de dadosaconteceu a partir de questionários respondidos por alunos, professores e equipepedagógica, chegando em potenciais Temas Geradores por meio da análise dasrespostas obtidas, utilizando como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD).A partir da análise realizada, foi possível identificar alguns elementos referentes arealidade na qual a comunidade escolar está inserida, evidenciando característicasdas relações interpessoais na escola e na comunidade em que vivem, informaçõessobre a estrutura física de ambos os ambientes, para além dos seus problemas,defeitos e qualidades. Por fim, foram destacados alguns tópicos que podem serutilizados como temas geradores, bem como sugestões de como trabalhá-losinterdisciplinarmente com as mais variadas áreas de conhecimento, possibilitandoque os conhecimentos científicos desenvolvidos durante as aulas sejam melhorcompreendidos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleOs três momentos pedagógicos como estruturantes do currículo : uma proposta de estudo da realidade no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.