Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Serviço Social | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Laidines Azambuja | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84126 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84126 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Helena M. Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Serviço Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo caracterizar o loteamento Conjunto Residencial Carmela, Guaratuba – PR, no período de 1991 e 2011, considerando as transformações socioespaciais, a fim de sugerir a implementação de direitos sociais. A pesquisa se fundamentou em estudos teóricos, documentais e em um questionário com perguntas diretas, o qual nos permitiu conhecer o perfil socioeconômico dos moradores. Desde a sua implementação, em 1991, com uma infraestrutura precária, aos poucos os primeiros moradores foram se organizando, para conseguir algumas melhorias, que aconteceram inicialmente nas ruas principais de acesso ao Conjunto. As mudanças ocorridas no espaço físico, em parte, decorrem da vinda de outros novos proprietários e veranistas. A fragilidade de políticas públicas refletiu na reativação da Associação de Bairro, apoiada pelos moradores, porque os próprios integrantes sentiram que por esse canal, poderiam reivindicar melhorias. Esta pesquisa, ao percorrer os caminhos da interdisciplinaridade, visa contribuir para uma reflexão com o Poder Público, a fim de que a distribuição dos investimentos públicos, no território da cidade, seja menos desigual e com melhor qualidade vida, com o desafio de oferecer mais acessibilidade aos equipamentos urbanos de infraestrutura aos seus cidadãos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (55 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica habitacional - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica urbana - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano - Guaratuba (PR) | - |
Título: dc.title | Transformações socioespaciais do loteamento conjunto residencial Carmela no município de Guaratuba – PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: