
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruning, Camila, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Brust, Renata Elisa Feitosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84121 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84121 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Camila Brüning | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 22/06/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 145-149 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa elaboramos algumas contribuições sobre os processos de consciência de classe atrelados aos processos de consciência racial. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de uma denúncia de racismo dentro da direção de um sindicato de servidores públicos municipais. O arcabouço teórico e metodológico utilizado na tessitura da análise e discussão do caso dentro dos nossos objetivos baseia-se no materialismo-histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e em concepções de Clóvis Moura. Os resultados indicam que há uma relevante relação entre os processos de consciência de classe e racial, de tal forma que enquanto o racismo parece desmobilizar e dividir a classe, a consciência racial parece potencializar saltos qualitativos nos processos de consciência de classe. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this research we intend to elaborate some contributions on the processes of class consciousness linked to the processes of racial consciousness. For that, a case study of a complaint of racism within the direction of a union of municipal public servants was carried out. The theoretical and methodological framework used in the weaving of the analysis and discussion of the case within our objectives is based on historical-dialectical materialism, historical-cultural psychology and Clóvis Moura conceptions. The results indicate that there is a relevant relationship between the processes of class and racial consciousness, in such a way that while racism may demobilizes and divides the class, racial consciousness can enhance qualitative leaps in the processes of class consciousness. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialismo dialético | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Racializando processos de consciência de classe : um estudo de caso a partir da psicologia histórico-cultural | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: