Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Caramez, Claudia Senra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84119 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 183-193 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta é uma tese que se insere campo da Educação Histórica, apresentando os conceitos de tecnologia mais discutidos na área da Educação, aspectos de recursos didáticos e tecnológicos. Nela, aborda-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua implantação nas escolas, na Educação a Distância e no Ensino Híbrido, buscando novas formas de construção do conhecimento científico em sala de aula (BRITO; KENSKI; SANCHO). Este estudo apresenta a base teórica das discussões acerca dos conceitos de Cultura Histórica, Cibercultura e Ciberespaço (RÜSEN; LEVY); e também se discorre sobre as relações apresentadas por diferentes pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de História, Estado da Arte, identificando como a cultura histórica está presente no Ciberespaço e reivindica o conceito de Cibercultura Histórica. E pauta-se nos princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA) para discutir a formação continuada de professores e professoras de História (DAY; RÜSEN), analisando os usos da Tecnologia Digital no AVA - UFPR VIRTUAL e as relações dos professores cursistas das Oficinas de Educação Histórica, do ano de 2020, com ferramentas digitais, bem como contribuições do uso de fontes históricas digitais para a aprendizagem histórica, cotejando com os dados empíricos da pesquisa, por meio da análise das relações de aprendizagem dos professores cursistas no âmbito da consciência histórica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a thesis that falls within the field of Historical Education, presenting the most discussed concepts of technology in the field of Education, as well as aspects of didactic and technological resources. It addresses the use of Information and Communication Technologies in Education and their implementation in schools, Distance Education, and Blended Learning, seeking new ways of constructing scientific knowledge in the classroom (BRITO; KENSKI; SANCHO). This study presents the theoretical basis of discussions about the concepts of Historical Culture, Cyberculture, and Cyberspace (RÜSEN; LEVY); and also discusses the relationships presented by different research related to Digital Information and Communication Technologies in History Education, State of the Art, identifying how historical culture is present in Cyberspace and advocating for the concept of Historical Cyberculture. It is based on the principles of collaborative research (IBIAPINA) to discuss the continuing education of History teachers (DAY; RÜSEN), analyzing the use of Digital Technology in the AVA - UFPR VIRTUAL and the relationships of the participating teachers in the Historical Education Workshops in 2020 with digital tools, as well as the contributions of using digital historical sources for historical learning, comparing them with the empirical data of the research through the analysis of the learning relationships of the participating teachers in terms of historical consciousness. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância - Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: