A aprendizagem histórica de jovens estudantes surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Eli Prestes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84100-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 131-136-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho situa-se no âmbito das preocupações sobre aprendizagem de estudantes surdos no que diz respeito à necessidade de entender como estes sujeitos se relacionam com os conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento. O caso da aprendizagem histórica situa-se no âmbito dessas preocupações. Pesquisas e estudos contemporâneos no campo da Didática da História, têm enfatizado uma renovação epistemológica no tratamento dos elementos que constituem o processo de aprendizagem, tornando-os especialmente relacionados com categorias da filosofia da História, pertinentes à formação do pensamento histórico. Assim, a presente pesquisa, ancorada no campo teórico da Educação Histórica e nos princípios epistemológicos da Educação Bilíngue de surdos, tem o objetivo principal investigar como acontece a aprendizagem histórica de estudantes surdos do Ensino Médio tendo como campo de pesquisa alunos da rede pública de ensino do Paraná, especificamente os estudantes matriculados no Ensino Médio do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, localizado no município de Curitiba - PR. Adotou-se a metodologia de investigação qualitativa, utilizando-se elementos da pesquisa-ação, da Grounded Theory e a "Aula Histórica", a partir da elaboração de narrativas históricas em Língua Portuguesa, na forma de desenho e em Libras. A análise dos dados produzidos durante a pesquisa demonstraram a maneira peculiar do estudante surdo na delimitação dos seus marcadores temporais na História, principalmente na ação de se atribuir sentido ao passado a partir da sua apropriação no presente, com a característica específica de não ir até o passado para compreendê-lo, mas de trazê-lo ao seu momento presente e contextualizá-lo no seu cotidiano. O substrato teórico desta investigação está ancorado nos autores Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schmidt, Gladis Perlin, Ronice Müller de Quadros, Sueli Fernandes, Michelle Lessard-Hébert, Gabriel Goyette, Gérald Boutin, Menga Ludke, Marli André, Michel Thiollent e Kathy Charmaz.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The current work is located in the field of worries about the deaf students learning, related to the necessity to understand how these people relate with the specific content of different areas of knowledge. The case of historical learning is in the scope of these worries. Modern research and studies in the didatics field of History have been reinforcing an epistemological renuwal in the treatment of the elements which constitute the learning process, making them especially related with philosophy categories of History, essential to the historical thinking formation. Therefore, the present research connected to the theoretical area of Historic Education and the epistemological principles of the Bilingual Education of deaf people, have the main objeticve investigate how happens the historical learning of deaf students of the High School, having the public network students of Paraná the method of study, especially those registred in the state school for the deaf, Alcindo Fanaya Junior, high school, located in the city of Curitiba. Have adopted a methodology of quantitative investigation, using elements of action-search, from Grounded Theory and "Historical lesson" from the elaboration of historical narratives in Portuguese Language, in the shape of drawings and in Sign Language. An analysis from the data produced during the search showed a peculiar strategy of the deaf student in the delimitation of his temporal historical markers, mainly in the action of atributing sense to the past from his appropriation of the present, with the specific characteristic of not going to the past to comprehend, but to bring to his current moment and to contextualize it in his day to day. The theoretical substract of this investigation is anchored in the autors Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schimidt, Gladis Perlin, Ronice Müller de Quadros, Sueli Fernandes, Michelle Lessard-Hébert, Gabriel Goyette, Gérald Boutin, Menga Ludke, Marli André, Michel Thiollent e Kathy Charmaz.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilingue-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA aprendizagem histórica de jovens estudantes surdos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.