
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do 1º Grau | - |
| Autor(es): dc.creator | Morais, Claúdia Gislene Biolo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84073 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84073 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Ettiéne Cordeiro Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especializaô) - Universidade Federal do ParanA Setor de Educaô, Curso de Especializaao em Metodologia do Ensino de 1® a 4® séries do Ensino Fundamental | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho, que tem como tema as contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática e suas relações com os aspectos afetivo e social da criança, busca se aprofundar em novas práticas pedagógicas vinculadas ao lúdico, que possibilitem a construção do conhecimento matemático pela criança, ao mesmo tempo que a envolva afetivamente nesse processo de aprendizagem de forma mais espontânea, natural e prazerosa, resgatando, assim, seu interesse e prazer em aprender matemática. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica o interacionismo, o qual propõe situações de interação social em sala de aula, em que o aluno tenha a possibilidade de interagir com o meio - outros alunos e professor - de maneira a participar, de forma ativa, do seu processo de construção do conhecimento. Para tanto, discorre-se, inicialmente, sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança, sob o ponto de vista de elementos éticos, estabelecendo, posteriormente, relações entre esses aspectos e o aspecto de seu desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento matemático por ela. Em seguida, é feita uma abordagem dos aspectos do lúdico no contexto escolar, enfatizando-o como eficiente recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Pretende-se, dessa forma, estabelecer relações entre os jogos, a aprendizagem da matemática e a socialização e a afetividade, as quais envolvem o vínculo afetivo com os conteúdos de matemática, necessário para que ocorra a aprendizagem. Ao final do trabalho são apresentados três jogos, cujo processo de desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica e recriação, culminando com sua aplicação em salas de aula do Ensino Fundamental, a fim de observar suas contribuições e os efeitos de uma teoria na prática. Constatou-se que esses jogos propostos possibilitam trabalhar, ao mesmo tempo, conteúdos de matemática, a socialização e a afetividade entre os integrantes do grupo, no sentido da relação dos mesmos entre si e de sua relação com o conhecimento matemático. | - |
| Formato: dc.format | 97f. : bibl., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática : aspectos social e afetivo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: