Contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática : aspectos social e afetivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do 1º Grau-
Autor(es): dc.creatorMorais, Claúdia Gislene Biolo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84073-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Ettiéne Cordeiro Guérios-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaô) - Universidade Federal do ParanA Setor de Educaô, Curso de Especializaao em Metodologia do Ensino de 1® a 4® séries do Ensino Fundamental-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho, que tem como tema as contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática e suas relações com os aspectos afetivo e social da criança, busca se aprofundar em novas práticas pedagógicas vinculadas ao lúdico, que possibilitem a construção do conhecimento matemático pela criança, ao mesmo tempo que a envolva afetivamente nesse processo de aprendizagem de forma mais espontânea, natural e prazerosa, resgatando, assim, seu interesse e prazer em aprender matemática. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica o interacionismo, o qual propõe situações de interação social em sala de aula, em que o aluno tenha a possibilidade de interagir com o meio - outros alunos e professor - de maneira a participar, de forma ativa, do seu processo de construção do conhecimento. Para tanto, discorre-se, inicialmente, sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança, sob o ponto de vista de elementos éticos, estabelecendo, posteriormente, relações entre esses aspectos e o aspecto de seu desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento matemático por ela. Em seguida, é feita uma abordagem dos aspectos do lúdico no contexto escolar, enfatizando-o como eficiente recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Pretende-se, dessa forma, estabelecer relações entre os jogos, a aprendizagem da matemática e a socialização e a afetividade, as quais envolvem o vínculo afetivo com os conteúdos de matemática, necessário para que ocorra a aprendizagem. Ao final do trabalho são apresentados três jogos, cujo processo de desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica e recriação, culminando com sua aplicação em salas de aula do Ensino Fundamental, a fim de observar suas contribuições e os efeitos de uma teoria na prática. Constatou-se que esses jogos propostos possibilitam trabalhar, ao mesmo tempo, conteúdos de matemática, a socialização e a afetividade entre os integrantes do grupo, no sentido da relação dos mesmos entre si e de sua relação com o conhecimento matemático.-
Formato: dc.format97f. : bibl., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos - Estudo e ensino-
Título: dc.titleContribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática : aspectos social e afetivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.