RPG (Role-Playing Game) ou jogos de representação : constribuições para uma aprendizagem histórica

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Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorFalcade Pereira, André Victor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84060-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84060-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria Auxiliadora Schmidt-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 107-110-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação parte da teoria da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen para levantar a competência narrativa como central para o desenvolvimento da consciência histórica, e portanto também para a aprendizagem histórica. A competência narrativa articula a interpretação e atribuição de sentido às experiências, pois o próprio conhecimento histórico possui uma estrutura narrativa, sendo esse o aspecto que o torna cognoscível para a orientação e motivação da vida prática. A vida prática como ponto de partida e de chegada do ensino, ilustrado na matriz disciplinar da Didática da História, sugere um processo de construção de sentidos que baseia-se no conhecimento que mobiliza o envolvimento dos sujeitos da aprendizagem (professores e estudantes) no seu próprio autoconhecimento, assim como no conhecimento do outro e do mundo. Sendo assim, a narrativa é abordada como forma de expressão e de formação da consciência histórica, por meio dela também constituindo-se a estrutura do conhecimento histórico. Utilizando os fundamentos da Aula Histórica de Maria Auxiliadora Schmidt, buscou-se analisar e articular propostas metodológicas para usos didáticos de jogos narrativos, também conhecidos como RPGs (Role-Playing Games ou "jogos de representação"). Esses jogos narrativos que surgiram na década de 1970 e se popularizaram cada vez mais com a digitalização proporcionada pela internet começaram a ter suas potencialidades educacionais exploradas no Brasil ao final do século XX, mas somente mais recentemente voltada especificamente para o ensino de História. Analisando os trabalhos a nível de pós-graduação nesse recorte, a presente dissertação buscou explorar como esses jogos podem catalisar e potencializar a aprendizagem histórica, por meio de uma linguagem que estimula o exercício da competência narrativa dos sujeitos da aprendizagem, considerando e propondo referenciais metodológicos específicos dos roleplaying games para sua utilização junto ao ensino de História em sala de aula ou espaço escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation departs from Jörn Rüsen's theory of historical learning to elevate narrative competence as central to the development of historical consciousness and, therefore, also to historical learning. This narrative competence articulates interpretation and gives meaning to experiences, as historical knowledge itself has a narrative structure, which is the aspect that makes it knowable for guidance and motivation in practical life. Practical life as a starting and finishing point of teaching, illustrated in the disciplinary matrix of Didactics of History, suggests a process of construction of meanings that is based on knowledge that mobilizes teachers and students' involvement in their own self-image, in the knowledge of self, of others and of the world. Thus, the narrative is approached as a form of expression and formation of historical consciousness, through which the structure of historical knowledge is also constituted. From the foundations of Maria Auxiliadora Schmidt's History Class, this study seeks to analyze and articulate methodological proposals for the didactic use of narrative games, also known as RPGs (Role-Playing Games or "representation games"). These narrative games created in the 1970s became increasingly popular with the digitization provided by the internet and started to have their educational potential explored in Brazil at the end of the 20th century, but only more recently turned specifically to the teaching of History. Analyzing post-graduate studies in this area, this dissertation sought to explore how these games can catalyze and enhance historical learning, through a language that encourages the exercise of narrative competence by learning subjects, considering and proposing specific methodological references for role-playing games uses in teaching history at a classroom or school setting.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Didatica-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleRPG (Role-Playing Game) ou jogos de representação : constribuições para uma aprendizagem histórica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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