Plágio acadêmico : a compreensão dos alunos dos cursos de graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Paula Carina de, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorMelo, Kamila Renata de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84050-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. ª Dr. ª Paula Carina de Araújo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O plágio acadêmico consiste no ato de apresentar o conhecimento produzido por um terceiro como se fosse de sua autoria e sem citar a fonte. Discorre sobre a compreensão dos alunos dos cursos de graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná sobre plágio acadêmico. Objetivou investigar a compreensão desses estudantes sobre o plágio acadêmico. De forma específica buscou identificar o que os estudantes do setor consideram plágio acadêmico; verificar se os estudantes conhecem os diferentes tipos de plágio; reconhecer quais as implicações do plágio acadêmico sob o ponto de vista dos estudantes. Desenvolve uma pesquisa caracterizada como exploratória quali-quanti. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema nas bases de dados Brapci e Scielo para a escrita da revisão de literatura. O instrumento de pesquisa foi um questionário com 22 questões objetivas e de escala Likert. A partir das respostas concluiu-se que os estudantes compreendem a definição de plágio acadêmico, porém a maioria não sabe os tipos de plágios. Sobre o entendimento das implicações a maioria não sabe, mas consideraram as aplicações de processos judiciais e administrativos como as principais. Recomenda-se que as universidades discutam melhor esse tema com os alunos através de palestras, eventos e com a elaboração de normas institucionais para evitar o uso de plágio. Assim como, melhorar a divulgação dos manuais de normalização e quais são as implicações para quem comente plágio acadêmico.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlagio-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Título: dc.titlePlágio acadêmico : a compreensão dos alunos dos cursos de graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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