Registros da trajetória e desafios da turma Guará : formação de educadores/as do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Maria Isabel, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorVeiga, Vanessa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84042-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria Isabel Farias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho faz referência ao Registro da Trajetória formativa da Turma Guará no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, Setor Litoral-Universidade Federal do Paraná. Os Educandos/as são oriundos do campo, quilombo, ilhas e municípios do litoral do Paraná, que frequentaram as aulas na organização pedagógica da Alternância e Itinerância, dentro desta organização vivenciamos dois tempos: Universidade e o Tempo Comunidade o que propiciou para que a turma se mantivesse no curso, já que o mesmo ocorria nos finais de semana. Esse Trabalho registrou de forma parcial a caminhada do processo formativo da turma Guará do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com a intenção de relevar a realidade dos acadêmicos/as assim como os desafios e dificuldades enfrentadas para concluir a formação dentre eles: reconhecimento de identidade, deslocamento e condições precárias para buscar o conhecimento. Perpassando por uma breve História de luta por Educação do Campo no Paraná, assim como apresentamos a construção do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPR. Neste trabalho também consta o relato/depoimento da educanda Vanessa da Veiga como registro das vivências e a luta pela permanência na universidade antes e durante a formação.-
Formato: dc.format1 recurso online (42 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiografia - Educadores-
Título: dc.titleRegistros da trajetória e desafios da turma Guará : formação de educadores/as do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.