Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Andressa Kerecz, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | John, Taiara Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83967 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Andressa Kerecz Tavares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa verifica como se reconhecem os estudantes do Colégio Estadual Prof.ª Altahir Gonçalves – E. F. e M. em Antonina – PR a respeito de sua identidade relacionada ao modo de vida como sujeito do campo, das águas, das florestas ou urbano. Esta escola é considerada urbana, entretanto os estudantes frequentadores têm origens ou ainda exercem atividades profissionais e culturais de comunidades pesqueiras que residem no entorno, visto que o município em questão é litorâneo e grande parte da população reside próxima a baia de Antonina e estão intimamente ligados ao mar. Para a verificação foi utilizado o um questionário adaptado da metodologia Inventário da Realidade: guia metodológico para uso nas escolas do campo1 e foi respondido por trinta e nove estudantes selecionados aleatoriamente conforme a concordância em participar da pesquisa. Os resultados obtidos foram satisfatórios e promissores para afirmar a existências de Sujeitos do Campo no colégio. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (38 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caiçaras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pescadores - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antonina (PR) - Condições econômicas | - |
Título: dc.title | Identidade dos sujeitos do campo : um ensaio no colégio estadual prof. ª Altahir Gonçalves em Antonina - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: