Educação no campo : desenvolvimento de um livro de receitas locais da mandioca de Tagaçaba – Guaraqueçaba/PR

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Autor(es): dc.contributorTavares, Andressa Kerecz, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorReded, Lenes Mary-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83963-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Andressa Kerecz Tavares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo aborda a educação do campo e o trabalho com a realidade local dos sujeitos sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar a origem da mandioca, classificação botânica e as propriedades nutricionais junto à sua utilização nos mais diversos tipos de receitas. A comunidade de Tagaçaba, localizada no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, tem uma expressiva produção de mandioca oriunda da agricultura familiar. A produção de alimentos locais utilizando a matéria prima da mandioca, viabilizou o desenvolvimento desse trabalho que pode contribuir com a valorização da culinária local junto à encaminhamentos na escola que atende os filhos dos produtores de mandioca. Com fundamentação em teóricos, documentos federais e estaduais, trabalhos científicos desenvolvidos sobre a temática, esse estudo tende a colaborar com a educação do campo, com a agricultura familiar e com a economia da cidade já que a socialização das receitas pode fomentar a produção em larga escala e ainda, a partir desse trabalho, o reconhecimento das propriedades nutritivas dos alimentos produzidos à partir da mandioca. Com procedimento metodológico de fundamentação teórica em autores como Martins (2009) que escreve sobre as especificidades do campo e seus sujeitos, as Diretrizes da Educação do Campo (2002) que prevê um ensino escolar vinculado à comunidade e à realidade local, Arroyo; Fernandes (1998) que falam da necessidade da educação do campo levar em conta os sujeitos em suas lutas, entre outros autores, concluiu-se que as receitas registradas dão suporte ao registro da arte culinária da localidade junto à valorização dessa cultura.-
Formato: dc.format1 recurso online (31 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMandioca - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectCulinária - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleEducação no campo : desenvolvimento de um livro de receitas locais da mandioca de Tagaçaba – Guaraqueçaba/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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