Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Andressa Kerecz, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Teodoro, Evely Louise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83948 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Andressa Kerecz Tavares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa apresenta a experiência da Pedagogia da Itinerância e da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFPR- Setor Litoral especificamente na turma Guará que teve seu início em 2015. A metodologia utilizada foi através da análise questionários semi-abertos respondidos pelos discentes do último período do curso. Como resultados percebeu-se que 90% dos entrevistados concordam plenamente que vivenciaram as Pedagogias da Itinerância e Alternância, 10% relataram que concordavam e não houve nenhuma discordância nesses quesitos. Os desafios enfrentados pelas Pedagogias mais frequentes foram às questões financeiras, transporte, distância dos familiares. As principais contribuições mencionadas da Pedagogia da Itinerância foram conhecer as diferenças e as semelhanças das realidades das comunidades do campo e das águas. Quanto à experiência da Pedagogia da Alternância destacou-se que as aulas concentradas nos finais de semana possibilitaram a permanência de estudantes trabalhadores, também a promoveu a integração dos conhecimentos científicos com as comunidades. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | A pedagogia da itinerância e da alternância na licenciatura em educação do campo – ciências da natureza na UFPR Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: