FarmaALG : implementação mobile e atualização da interface web inserindo conceitos de gamificação

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Autor(es): dc.contributorKutzke, Alexander Robert, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Autor(es): dc.contributorGhizi, Rogério Bayer-
Autor(es): dc.creatorBruginski, Fernando Luis Dunaiski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:10:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:10:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83925-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexander Robert Kutzke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 67-70.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Durante a pandemia da COVID-19, o uso de ferramentas educacionais online aumentou entre estudantes e docentes. No entanto, a falta de motivação e o uso inadequado dessas ferramentas resultaram em altas taxas de evasão universitária. Para abordar essa questão, a equipe decidiu analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos de computação, com o objetivo de identificar as ferramentas mais utilizadas e propor melhorias para otimizar a experiência de aprendizado. A aplicação escolhida para a monografia foi o FarmaALG, uma plataforma amplamente adotada pelos alunos de computação da UFPR, com potencial de escalabilidade após sua recente refatoração em Java e junto ao framework React. O principal objetivo foi transformar o ambiente do FarmaALG em uma experiência ainda mais personalizável e gamificada, buscando aumentar a motivação dos usuários por meio de técnicas de jogos, como a implementação de mecanismos de pontuação, medalhas e rankings. Para atingir esse objetivo, foram incorporadas funcionalidades de gamificação na plataforma web e criadas duas versões exclusivas para dispositivos móveis, uma para alunos e outra para professores, utilizando o framework React Native com Expo. Essa abordagem buscou democratizar o acesso ao sistema, permitindo interação por meio de dispositivos móveis, como smartphones. O processo de implementação e desenvolvimento seguiu uma adaptação da metodologia Scrum, fornecendo direcionamento claro para as atividades e promovendo uma abordagem ágil. Dessa forma, espera-se que os desenvolvimentos da equipe dentro do ecossistema do FarmaALG resultem em um ambiente de aprendizado mais envolvente, acessível e motivador, contribuindo para a redução dos índices de evasão e melhorando a experiência dos estudantes de computação da universidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/x-compressed application/pdf-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGameficação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemas-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Software-
Palavras-chave: dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectReact (Electronic resource)-
Título: dc.titleFarmaALG : implementação mobile e atualização da interface web inserindo conceitos de gamificação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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