
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kutzke, Alexander Robert, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ghizi, Rogério Bayer | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruginski, Fernando Luis Dunaiski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83925 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83925 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexander Robert Kutzke | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 67-70. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Durante a pandemia da COVID-19, o uso de ferramentas educacionais online aumentou entre estudantes e docentes. No entanto, a falta de motivação e o uso inadequado dessas ferramentas resultaram em altas taxas de evasão universitária. Para abordar essa questão, a equipe decidiu analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos de computação, com o objetivo de identificar as ferramentas mais utilizadas e propor melhorias para otimizar a experiência de aprendizado. A aplicação escolhida para a monografia foi o FarmaALG, uma plataforma amplamente adotada pelos alunos de computação da UFPR, com potencial de escalabilidade após sua recente refatoração em Java e junto ao framework React. O principal objetivo foi transformar o ambiente do FarmaALG em uma experiência ainda mais personalizável e gamificada, buscando aumentar a motivação dos usuários por meio de técnicas de jogos, como a implementação de mecanismos de pontuação, medalhas e rankings. Para atingir esse objetivo, foram incorporadas funcionalidades de gamificação na plataforma web e criadas duas versões exclusivas para dispositivos móveis, uma para alunos e outra para professores, utilizando o framework React Native com Expo. Essa abordagem buscou democratizar o acesso ao sistema, permitindo interação por meio de dispositivos móveis, como smartphones. O processo de implementação e desenvolvimento seguiu uma adaptação da metodologia Scrum, fornecendo direcionamento claro para as atividades e promovendo uma abordagem ágil. Dessa forma, espera-se que os desenvolvimentos da equipe dentro do ecossistema do FarmaALG resultem em um ambiente de aprendizado mais envolvente, acessível e motivador, contribuindo para a redução dos índices de evasão e melhorando a experiência dos estudantes de computação da universidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/x-compressed application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/zip | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gameficação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Android (Recurso eletrônico) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | React (Electronic resource) | - |
| Título: dc.title | FarmaALG : implementação mobile e atualização da interface web inserindo conceitos de gamificação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: