
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Berriel, Andrea, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Elaine Geraldo Moreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83904 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83904 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Andrea Berriel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta monografia trata do estudo teórico sobre a relação da arquitetura com a percepção sensorial, com enfoque nos espaços para a educação infantil do método Montessori. Esta pesquisa prepara teoricamente para o desenvolvimento posterior do projeto arquitetônico. Com a análise de estudos de caso internacionais e regionais, o trabalho busca entender a realidade das escolas infantis, e também como se dá o rebatimento espacial do método pedagógico. Além disso, procura relacionar os sentidos e a arquitetura visando prover uma experiência sensorial e espacial relevante nos primeiros anos de vida | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work deals with the theoretical study on the relationship of architecture with sensory perception, focusing on early childhood educational spaces to the Montessori method. This research theoretically prepares for the later development of architectural design. With the analysis of international and regional case studies, this work seeks to understand the reality of infant schools, and also how the pedagogical method develops spatially. Moreover, attempts to relate the senses and architecture aiming to provide a relevant spatial and sensory experience in early life | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Montessori, Metodo de educação | - |
| Título: dc.title | Escola de Ensino Infantil Montessori : cidade dos sentidos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: