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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruzetta, Danieli D'Aguiar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83890 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83890 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/07/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a especificidade da gestão escolar da educação infantil no Brasil a partir da base legal, das pesquisas acadêmicas e do Censo Escolar do ano de 2019. Em termos de abordagem metodológica, este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizada em sua vertente sociológica (e acrescenta-se, política) na perspectiva de Selz (2015), lidando com as informações estatísticas a partir de um conhecimento teórico profundo sobre o objeto de estudo. Para coleta de dados, este trabalho faz uso das informações oriundas do Censo Escolar de 2019 aplicado às escolas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apresenta na seção sobre "Dados Educacionais" questões sobre algumas das ferramentas que favorecem a gestão democrática nesta pesquisa, sendo elas sobre o Projeto Político Pedagógico (se ele foi atualizado nos últimos 12 meses) e quais são os órgãos colegiados existentes na escola. Além disso, algumas informações preenchidas pelos dirigentes escolares são utilizadas para a construção do perfil destes profissionais e se nas escolas em que trabalham há algum indicativo de que os preceitos legais para a GD têm um ponto de partida para a sua efetividade. Foram selecionadas para a análise exploratória 28.453 escolas de educação infantil públicas que atendiam no ano de 2019 somente a educação infantil. Além delas, outro grupo de instituições do mesmo perfil, mas privadas e com algum termo jurídico celebrado com o poder público municipal, compuseram a pesquisa (5.288 escolas). Outro aspecto metodológico adotado é a revisão de literatura sobre os estudos relativos à gestão da educação infantil. Os aspectos legais e a postura das instituições a partir das respostas do Censo Escolar, aliados aos resultados das pesquisas acadêmicas e o perfil dos dirigentes da educação infantil no Brasil compõem uma triangulação de informações para que a pesquisa encontre as tendências da gestão da educação infantil no Brasil. De modo geral, é possível afirmar que há diferenciações entre perfis dos dirigentes, existência de órgãos colegiados e de proposta pedagógica, bem como uma maior aproximação entre os ditames da base legal da gestão democrática do ensino público nas instituições públicas em relação às privadas, e algumas aproximações, tais como as formas de provimento, a formação inicial e continuada e, pelo perfil centralizador da gestão no dirigente escolar, maior exigência de protagonismo, liderança e o direito de gerir por parte do diretor. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis aimed to understand the specificity of school management of early childhood education in Brazil based on the legal basis, academic research and the 2019 school census. In terms of methodological approach, this study is characterized as quantitative research, used in its sociological aspect (and it is added, political) in the perspective of Selz (2015), dealing with statistical information from a deep theoretical knowledge about the object of study. For data collection, this work made use of information from the 2019 School Census applied to schools by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), which presents in the section on "Educational Data" questions about some of the tools that favor the democratic management in this research, being them about the Pedagogical Political Project (if it was updated in the last 12 months) and what are the collegiate bodies existing in the school. In addition, some information filled in by school leaders was used to build the profile of these professionals and whether there is any indication in the schools where they work that the legal precepts for DG have a starting point for its effectiveness. A total of 28,453 public kindergarten schools were selected for the exploratory analysis, which in 2019 only provided early childhood education. In addition to them, another group of institutions with the same profile, but private and with a legal term signed with the municipal government, composed the research (5,288 schools). Another methodological aspect adopted was the literature review on studies related to the management of early childhood education. The legal aspects and the position of the institutions based on the responses from the School Census, combined with the results of academic research and the profile of the directors of early childhood education in Brazil, composed a triangulation of information so that the research could find trends in the management of early childhood education in Brazil. In general, it is possible to state that there are differences between the profiles of the directors, the existence of collegiate bodies and the pedagogical proposal, as well as a greater approximation between the dictates of the legal basis of the democratic management of public education in public institutions in relation to private ones, and some approximations, such as the forms of provision, initial and continuing training and, due to the centralizing profile of management in the school leader, greater demand for protagonism, leadership and the right to manage on the part of the director. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Gestão escolar da educação infantil brasileira : base legal, tendências e perfil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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