
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prado, Adriana Luiza do, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | De Luca, Nadia Strobel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83878 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83878 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 14/04/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 49 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, discutimos a inserção da Lógica Matemática nas séries da Educação Básica. Para tanto, propõe-se um tratamento inicial, por meio da argumentação baseada na linguagem corrente. Tal tratamento é gradualmente reconstruído com o apoio da linguagem da Lógica Matemática. Feito isso, são introduzidos axiomas da geometria euclidiana, possibilitando demonstrações do ponto de vista formal, por meio da linguagem desenvolvida. As construções são desenvolvidas, porém, sem perder de vista sua inserção no contexto da Educação Básica. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram dados exemplos e propostas atividades para aprimorar o conteúdo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this work, we discuss the insertion of Mathematical Logic in the Basic Education series. To this end, an initial treatment is proposed, by means of the argumentation based on the current language. Such a treatment is gradually reconstructed with the support of the language of Mathematical Logic. Once this is done, axioms of Euclidean geometry are introduced, enabling demonstrations from a formal viewpoint, through the developed language. The constructions are developed, however, without losing sight of their insertion in the context of Basic Education. During the development of the work, examples were given and activities proposed to improve the content. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lógica simbólica e matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | A argumentação lógica no ensino da geometria | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: