
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Joana Lea Meira, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) | - |
| Autor(es): dc.creator | Okazaki, Angela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83706 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83706 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Dra. Joana Léa Meira Silveira Ganter | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Bioquímica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 61-72 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O maracujá, Passiflora edulis f. flavicarpa Deneger (Passifloraceae), é um fruto muito cultivado dada a qualidade do seu suco. Entretanto, seus subprodutos, como as sementes, não tem recebido a mesma atenção. As sementes foram moídas e deslipidificadas em extrator Soxhlet com tolueno:etanol (2:1 v/v). O resíduo da extração em Soxlet e as sementes isentas de tegumento (amêndoa), previamente inativadas em água fervente, foram submetidas a extração aquosa sequencial a 25°C e 80°C, e alcalinas (NaOH) 2N e 4N. As extrações alcalinas 2N foram aquelas de maior rendimento, as quais foram analisadas por GLC, como alditóis acetatos. A composição monossacarídica das sementes totais (HAS- ca 4,58g%,) e amêndoas (HAa -ca 1,46g%) foram: HASarabinose (20,37%), xilose (14,84%), manose (10,22%), galactose (16,75%), glucose (18,69%) e fucose (19,13%), e HAa-arabinose (13,24%), xilose (14,13%), manose (42,39%), galactose (11,59%), glucose (18,65%). Estas frações apresentaram elevados teores de proteína (HAS=70% e HA^ 57%) e baixos teores em açúcares (HAS=3,9% e HAa= 2,6%). A partir da análise por microscopia fotônica, foi observado que o tegumento das sementes de P. edulis era esclerificado, constituído por células alongadas, de paredes espessadas, lignificadas e pode-se evidenciar a presença de compostos fenólicos. As sementes de maracujá foram então submetidas a diferentes extrações (metanol, acetato de etila, hexano e HCI 1% em metanol) para a obtenção dos compostos fenólicos. A extração destes compostos com metanol foi a mais eficiente (55,6 % m/m). O extrato metanólico, após tratamento pelo método de FOLCH, foi analisado por GLC e comprovou-se a presença de 31% de açúcares e 69% de glicerol (provavelmente, proveniente da fração lipídica). Dentre os açúcares estão: ramnose(1,71%); xilose (4,23%); manose (2,33%); galactose (1,76%) e glucose (2 1 ,0%). O extrato foi purificado por PTLC obtendo-se 5 frações em ordem ascendente: FV; FA; FAC; FL e FR. A partir da técnica de espectrometria de massa de ionização por "eletron spray" (ESI-MS), acoplado ao HPLC foi possível a identificação do ácido salicílico e ferúlico nos extratos purificados por PTLC. Para a quantificação destes compostos utilizou-se como padrão interno o ácido gálico obtendo-se os seguintes resultados em ácido salicílico: FV 0,04% (m/m); FA 0,07% (m/m); FAC 0,015% (m/m); FL 0,004% (m/m) e FR 0,13% (m/m). A presença de traços de ácido ferúlico foi evidenciada nas frações FA; FAC e FL. | - |
| Formato: dc.format | 72f. : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bioquímica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maracuja - Semente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Passiflora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maracuja | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bioquímica | - |
| Título: dc.title | Análise dos carboidratos e compostos fenólicos em sementes de Passiflora edulis f. flavicarpa Deneger (maracujá) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: