Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas | - |
Autor(es): dc.creator | Stallbaum, Angéli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83702 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83702 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Leidi Cecilia Friedrich | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profª Drª Mara Fernanda Parisoto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 31/03/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 119-128 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública, e desde então, várias pesquisas passaram a abordar este tema. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou-se investigar como foi a experiência do curso de Licenciatura em Ciências Exatas oferecido na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, com o PIBID desenvolvido no ciclo de 2018/2019. O objetivo principal deste estudo foi verificar, por meio da Análise Textual Discursiva, as contribuições decorrentes da participação no programa, para estudantes que optaram pela habilitação em Química, no âmbito da formação inicial do futuro docente: o professor, que atuará nas salas de aula da Educação Básica. Optou-se pelo desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com os alunos egressos, contendo questionamentos que direcionavam para a importância de ações como o PIBID. Nas respostas, percebeu-se o valor de subprojetos voltados à experimentação, devido ao interesse que despertam para participação ativa dos alunos no transcorrer das aulas nas escolas participantes do projeto. Como também, notou-se que a participação no PIBID permitiu o contato antecipado com a realidade das escolas públicas, com as vivências encontradas nos ambientes escolares, constatando como ocorrem na prática diversos contextos discutidos nas aulas durante a graduação, saberes fundamentais para a formação docente. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships was instituted by the Federal Government in 2007, with the aim of anticipating the link between future teachers and classrooms in the public network, and since then, several studies have begun to address this issue. . In this qualitative research, we sought to investigate how the experience of the Degree in Exact Sciences offered at the Universidade Federal do Paraná - Sector Palotina was like, with the PIBID developed in the 2018/2019 cycle. The main objective of this study was to verify, through Discursive Textual Analysis, the contributions arising from participation in the program, for students who opted for qualification in Chemistry, within the scope of the initial training of future teachers: the teacher, who will work in the classrooms of Basic Education. It was decided to develop semi-structured interviews with former students, containing questions that pointed to the importance of actions such as PIBID. In the responses, the value of subprojects aimed at experimentation was perceived, due to the interest they arouse in the active participation of students in the course of classes in the schools participating in the project. As well, it was noted that participation in PIBID allowed early contact with the reality of public schools, with the experiences found in school environments, noting how different contexts discussed in classes during graduation occur in practice, fundamental knowledge for teacher training. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas contribuições à formação inicial de professores do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotina | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: