Recursos tecnológicos e capacitaçao de professores : um caminho viável (estudo de caso)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPequeno, Mauro Cavalcante-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Autor(es): dc.contributorFung, Peggy Pereira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Metânia Guedes da-
Autor(es): dc.creatorCastro, Maria Francisca de Faria Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83656-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Mauro Cavalcante Pequeno-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Educaçao a Distância-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação à distância, é uma realidade que a cada dia torna-se presente nos meios acadêmicos. Outrora, era uma modalidade relacionada apenas a curso de primeiro grau, ou relacionada a pequenos cursos técnicos de curta duração. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação que colocam os homens em contato, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, não tem mais sentido se referir ao termo distância em sua acepção original e restrita. Por isso vem sofrendo restrições. Alguns educadores preferem o termo não-presencial. O importante é enfocar muito mais o ato de educar do que se ficar no aspecto da distância. Neste sentido, a pesquisa ensejou ­ baseando-se na metodologia de Estudo de Caso - averiguar, por meio de amostra, algumas experiências de educação â distância de professores no Estado de Roraima e se esta metodologia é viável. A pesquisa esta basicamente dividida em duas partes; o referencial teórico e a pesquisa de campo. No referencial teórico fundamentou-se no pensamento de Karl Marx, lstvan Mészaros, Maria Lúcia Neder, Almeida Niskier, Manfredo Oliveira, Oreste Preti, João Roberto M. Alves, Demerval Saviane, e outros. Uma conclusão preliminar a que se chegou foi que a Secretaria de Educação do referido Estado não possibilita meios para que os seus educadores possam continuar seu processo de formação continuada por meio desta metodologia-
Formato: dc.format39 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleRecursos tecnológicos e capacitaçao de professores : um caminho viável (estudo de caso)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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