
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lodetti, Julio Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Motores e Combustíveis | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Luiz Gustavo Joppert Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83550 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83550 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Engº Júlio Cesar Lodetti. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Motores e Combustiveis. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo foi elaborado com o intuito de reunir os principais desenvolvimentos de sistemas de turboalimentação e suas aplicações. Com legislações cada vez mais severas no que diz respeito a emissões e com a concorrência entre montadoras cada vez mais acirrada, é necessário o emprego de inovações tecnológicas para tornar propulsores cada vez menores e mais eficientes, padronizados e a custos mais acessíveis. Buscou-se abordar os principais sistemas existentes no mercado, o seu funcionamento e suas aplicações, bem como as suas vantagens e desvantagens comparadas a um sistema aspirado naturalmente. Neste trabalho abordaram-se inúmeras soluções para se aumentar o rendimento de um propulsor à combustão interna, desde pequenos adereços até configurações a níveis elevados. Após reunir todos os sistemas de turboalimentação, passa-se a entender que para tornar um propulsor mais potente não é necessário o seu aumento de volume por cilindro, mas sim aumentar sua vazão mássica em ar utilizando o sistema adequado para o propulsor desejado e a sua aplicação a ser pretendida. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This survey was conducted with the aim of bringing together the main developments of turbocharger and its applications. By laws becoming increasingly stringent regarding emissions, with the competition between factories increasingly strong, it is necessary to use technical innovations to make smaller engines with a better performance, standard and more affordable cost. Attempting to address the main systems on the market, its operation and its applications, as well as their advantages and disadvantages compared to a naturally aspirated system. This survey addressed a wide number of ways to raise the performance of a propellant engine, from small adjustments to the high levels of reconfiguration. After bringing together all the systems of overcharge, understanding that to make an engine more powerful it is not necessary to make it bigger per cylinder, but overcharge it using the appropriate system for the desired engine and its application to be desired. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motores de combustão interna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turbo-compressores | - |
| Título: dc.title | Turboalimentação de motores à combustão interna | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: