O lugar da pré-escola paranaense na constituição do processo de escolarização da infância, em meio aos debates nacionais e internacionais (1950-1980)

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Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGiacomiti, Alessandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83530-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa tem como tema central a História da Educação Pré-Escolar no estado do Paraná, entre as décadas de 1950 a 1980, objetivando investigar o lugar institucional, pedagógico e de formação que esta etapa educacional ocupava no período, tomando por base a circulação e a produção nacional e internacional das ações, diálogos, debates e proposições. Mais especificamente, pretendeu-se: a) entender a constituição político-administrativa do Departamento Estadual de Educação do Paraná, no contexto de produção de materiais e normatizações elaboradas pelo estado para a educação pré-escolar; b) compreender o lugar pedagógico ocupado pela pré-escola no estado do Paraná, a partir das experiências, dos debates e das teorias que circulavam em torno do atendimento à criança em idade pré-escolar; c) analisar as ações formativas voltadas aos professores e professoras, identificando as concepções pedagógicas, que circulavam no período, na busca por compreender de que forma estes debates contribuíram com a constituição da pré-escola paranaense. O texto está ancorado nas contribuições teóricas de Chartier (1990) e Certeau (2013). Os principais conceitos que sustentam a tese são os de práticas, representações, apropriações (CHARTIER, 1990, 1991) e o conceito de lugar de Certeau (2013), além de outros teóricos que contribuíram com a construção delineada nesta narrativa. As fontes mobilizadas são documentos oficiais, propostas pedagógicas, jornais e mensagens de governo. O estudo apontou indícios que possibilitaram sustentar a hipótese de que a pré-escola assumiu, ao longo do período estudado, diferentes funções sociais, que foram se configurando no encalço das ações do Ensino Primário, e se estruturaram a partir das concepções educacionais que circulavam, nacionalmente e internacionalmente, nos diferentes contextos abordados neste trabalho. Foram essenciais, ainda, para a configuração dessa etapa educativa, os sujeitos que, a partir de seus conhecimentos e redes de interdependências, imprimiram marcas na constituição da pré-escola paranaense. O trabalho está dividido em três capítulos, que dialogam entre si. As conclusões da tese se voltam para a compreensão do lugar da pré-escola em meio às proposições do Ensino Primário no Estado.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study presents as a central problem, to understand how it was composed the Parana State pre-school service, based on national and international production and distribution of actions, debates, dialogues and proposals about this educational stage, from 1950 to 1980. Coming from this subject, is asked: what is the institutional, pedagogical and training locals that the pre-school had occupied at Parana State during these delimitated decades as a time frame. The study indicates signs , that allows the hypothesis that, the preschool in Parana State took on, during the analyzed period, different social roles that were following behind Elementary School' actions and were structured based on educational conceptions that were circulated national and international in the different contexts addressed in this study. It had been essential, to build this educational stage, persons that using their knowledges and network, left deep marks in the Parana's pre-school composition. The general goal has focus on the comprehension about what was the real place of the Pre-School constitution in Parana State between the decades of 1950 and 1980, amid the national and international discussions. For this propose, it had been mandatory specific topics proposals: a) to understand the politic-administrative constitution of Parana Education Agency, about material production and rules elaborated by Parana State for the pre-school education; b) to realize the pedagogical situation occupied by the pre-school at Paraná State, using experiences, discussions and theories that were used around the treatment to the pre-school children; c) to analysis the actions with focus on teachers trainings, identifying pedagogical concepts in that period, to understand how these discussions contributed to the Parana's pre-school building. The work is based on theoretical contributions of Chartier (1990) and Certeau (2013). The main concepts that support the thesis are practices, representations, appropriations (Chartier, 1990, 1991) and the place concept by Certeau (2013), and other writers that contributed to this narrative. The sources used are arising from official documents, pedagogical proposals, newspapers and government pronouncements. The work is divided into three chapters that talk among them and the conclusions of the thesis that go towards to understand the pre-school place in the propositions of Elementary School of the State.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Paraná - História-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pre-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO lugar da pré-escola paranaense na constituição do processo de escolarização da infância, em meio aos debates nacionais e internacionais (1950-1980)-
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