Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gil, Fernando Cerisara, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83516 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Cerisara Gil | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/05/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este é um estudo comparativo. Sua pretensão é a de perceber quais são os pontos de contato entre a literatura de Valêncio Xavier, em O mez da grippe (de 1981, cuja versão aqui trabalhada é aquela de 1998, da Companhia das Letras) e Catatau, de Paulo Leminski (de 1975, cuja versão aqui trabalhada é a de 2010, da Iluminuras), no âmbito da experimentação como recurso de criação literária. Se há algo que os une é, antes de mais nada, a sua relação com um contexto particular de produção, marcado também pelo jornal Nicolau, bem como pelas suas mencionadas produções. Além, é claro, da sua estética fluída e da sua relação com os seus antecessores e todo um contexto de produção que os influenciava. No caso de Xavier, o próprio cinema, demonstrando o papel multimídia do seu livro, e no caso de Leminski, a sua relação com os concretistas e os tropicalistas. Assim sendo, esta tese pretende demonstrar pontos de contato entre ambos, configurando-os como uma figuração social, conforme o conceito de Norbert Elias (1994), que é elástico e nos serve como pressuposto teórico e metodológico. Teórico porque nos auxilia a entender como essas relações de grupo se fomentam dentro da esfera paranaense naquele momento, metodológico porque também nos serve como categoria e análise, já que é possível ver as relações sociais sendo estabelecidas nas obras que estão sendo analisadas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This is a comparative study. Its intention is to understand which are the points of contact between the literature of Valêncio Xavier, in O mez da grippe (from 1981, whose version worked here is the one from 1998, by Companhia das Letras) and Catatau, by Paulo Leminski (from 1975, whose version used here is the 2010 version, by Iluminuras), in the context of experimentation as a resource for literary creation. If there is something that unites them, it is, first of all, their relationship with a particular context of production, also marked by the Jornal Nicolau, as well as by their aforementioned productions. In addition, of course, to its fluid aesthetics and its relationship with its predecessors and a whole production context that influenced them. In Xavier's case, cinema itself, demonstrating the multimedia role of his book, and in Leminski's case, his relationship with concretists and tropicalists. Therefore, this thesis intends to demonstrate points of contact between both, configuring them as a social figuration, according to the concept of Norbert Elias (1994), which is elastic and serves us as a theoretical and methodological assumption. Theoretical because it helps us to understand how these group relations are fostered within the sphere of Paraná at that time, methodological because it also serves us as a category and analysis, since it is possible to see the social relations being established in the works that are being analyzed. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xavier, Valêncio, 1933-2008 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leminski, Paulo, 1944-1989 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | A experimentação em O mez da grippe e Catatau : (dis)junções | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: