
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Demian, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernando, Ramos João Sacaia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83469 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83469 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Demian Castro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 05/04/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 128-139 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as políticas públicas de educação em Angola, com foco no subsistema de ensino superior, com a premissa de analisar e entender como é formulada e aplicada a política de acesso ao ensino superior público em Angola com base na legislação interna, normas do Ministério da Educação (MED) e Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) no período de 2014-2018. Trata-se de um estudo de caso onde são observados os fatores que contribuem com as barreiras de acesso ao ensino superior público na Universidade Agostinho Neto, situada em Luanda, capital da República de Angola. O estudo tem como ponto de partida a análise das políticas governamentais do setor da educação, com o objetivo de formular hipóteses que contribuam para a diminuição dos déficits de acesso ao ensino superior. Neste sentido, busca-se caracterizar, a partir de dados estatísticos divulgados pelo MED, pelo MESCTI e instituições correlatas, o processo de acesso ao subsistema de ensino superior, as principais normas que regem o Ensino Superior, a partir de alguns fundamentos teóricos e metodológicos (qualitativa) aplicados na educação em Angola no que tange ao ES. Para a construção e desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa-exploratória. A metodologia em questão nos permitiu observar e analisar os dados estatísticos, documentos públicos, artigos, jornais, revistas, dissertações, teses e livros usados como fontes do nosso objeto de estudo e instrumento de pesquisa. Os resultados sugerem que a política pública de acesso ao ensino superior em Angola, nomeadamente na Universidade Agostinho Neto, não atende à demanda dos candidatos, apesar da política adotada pelo governo na implementação de programas de incentivo na esfera da educação, visto que este fato se acarreta desde o surgimento do Ensino Superior em Angola até 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation has as object of study the public policies of education in Angola, focusing on the higher education subsystem, with the premise of analyzing and understanding how the policy of access to public higher education in Angola is formulated and applied based on domestic legislation, norms of the Ministry of Education (MED) and Ministry of Higher Education, Science, Technology and Innovation (MESCTI in the period 2014-2018. This is a case study where we observe the factors that contribute to the barriers of access to public higher education at the Agostinho Neto University, located in Luanda, capital of the Republic of Angola. The starting point is the analysis of government policies in the education sector, with the objective of formulating hypotheses that contribute to the reduction of access deficits to higher education. In this sense, we seek to characterize from statistical data released by the MED and the MESCTI and related institutions the process of access to higher education subsystem, the main rules governing higher education, from some theoretical and methodological foundations (qualitative) applied in education in Angola with regard to the ES. For the construction and development of this research, we opted for the qualitative-exploratory methodology. This methodology allowed us to observe and analyze the statistical data, public documents, articles, newspapers, magazines, dissertations, theses, and books used as sources of our object of study and research instrument. The results suggest that the public policy of access to higher education in Angola, namely at the Agostinho Neto University, does not meet the demand of applicants, despite the policy adopted by the government in the implementation of incentive programs in the sphere of education, since this fact has been incurred since the emergence of Higher Education in Angola until 2023. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
| Título: dc.title | O sistema de ensino superior em Angola : observações sobre a acessibilidade na Universidade Agostinho Neto entre 2014 e 2018 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: