
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fontana, Rafaela Mantovani, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bastchen, Claudia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Janke, Guilherme de Morais | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Karine Antoniacomi dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luis Miguel Ismael | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83395 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83395 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Rafaela Mantovani Fontana | - |
| Descrição: dc.description | Autores: Claudia Bastchen, Guilherme de Morais Janke, Karine Antoniacomi dos Santos, Luis Miguel Ismael | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: 71-75 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho aborda os índices de Evasão, Retenção, reprovação e a relação destes com a periodização irregular, integralização curricular e índices de rendimento acadêmico (IRA) nas universidades brasileiras. Estes fatores contribuem para a taxa desproporcional entre alunos que se matriculam e os que efetivamente se formam em cursos de graduação dentro do período esperado. Assim, tendo em vista que as universidades sofrem com taxas desproporcionais destes índices, torna-se útil o desenvolvimento de um sistema capaz de analisar, prever e demonstrar dados de desempenho acadêmico de discentes, de forma a auxiliar na percepção, prevenção e remediação do problema. O software proposto, de nome SADA (Software de Acompanhamento de Desempenho Acadêmico), tem como objetivo auxiliar coordenações de curso na análise do desempenho de alunos, fazendo uso de dados anonimizados fornecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) relacionados aos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). No sistema proposto são utilizadas métricas já conhecidas como IRA e índices de integralização, além de novos índices para determinar quais as chances de Evasão, Jubilamento e Retenção, com base em pesquisas realizadas. Com relação à arquitetura e tecnologias utilizadas para a construção da aplicação Web, tem-se como linguagem de programação o Python para o back-end, Angular para o front-end, juntamente com a biblioteca JavaScript Chart.js para os gráficos baseados em HTML, e Banco de Dados relacional MySQL. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/x-compressed application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/zip | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicações Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Python (Linguagem de programação de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | AngularJS (Estrutura de software) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | JavaScript (Linguagem de programaçao de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MySQL (Linguagem de programação de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graficos coloridos por computador | - |
| Título: dc.title | Software de acompanhamento de desempenho acadêmico : SADA | - |
| Título: dc.title | SADA | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: