Software de acompanhamento de desempenho acadêmico : SADA

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Autor(es): dc.contributorFontana, Rafaela Mantovani, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Autor(es): dc.contributorBastchen, Claudia-
Autor(es): dc.contributorJanke, Guilherme de Morais-
Autor(es): dc.contributorSantos, Karine Antoniacomi dos-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luis Miguel Ismael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83395-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Rafaela Mantovani Fontana-
Descrição: dc.descriptionAutores: Claudia Bastchen, Guilherme de Morais Janke, Karine Antoniacomi dos Santos, Luis Miguel Ismael-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Graduação em Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: 71-75-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho aborda os índices de Evasão, Retenção, reprovação e a relação destes com a periodização irregular, integralização curricular e índices de rendimento acadêmico (IRA) nas universidades brasileiras. Estes fatores contribuem para a taxa desproporcional entre alunos que se matriculam e os que efetivamente se formam em cursos de graduação dentro do período esperado. Assim, tendo em vista que as universidades sofrem com taxas desproporcionais destes índices, torna-se útil o desenvolvimento de um sistema capaz de analisar, prever e demonstrar dados de desempenho acadêmico de discentes, de forma a auxiliar na percepção, prevenção e remediação do problema. O software proposto, de nome SADA (Software de Acompanhamento de Desempenho Acadêmico), tem como objetivo auxiliar coordenações de curso na análise do desempenho de alunos, fazendo uso de dados anonimizados fornecidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) relacionados aos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). No sistema proposto são utilizadas métricas já conhecidas como IRA e índices de integralização, além de novos índices para determinar quais as chances de Evasão, Jubilamento e Retenção, com base em pesquisas realizadas. Com relação à arquitetura e tecnologias utilizadas para a construção da aplicação Web, tem-se como linguagem de programação o Python para o back-end, Angular para o front-end, juntamente com a biblioteca JavaScript Chart.js para os gráficos baseados em HTML, e Banco de Dados relacional MySQL.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/x-compressed application/pdf-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemas-
Palavras-chave: dc.subjectAplicações Web-
Palavras-chave: dc.subjectPython (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectAngularJS (Estrutura de software)-
Palavras-chave: dc.subjectJavaScript (Linguagem de programaçao de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectMySQL (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectGraficos coloridos por computador-
Título: dc.titleSoftware de acompanhamento de desempenho acadêmico : SADA-
Título: dc.titleSADA-
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