Fenômeno das empresas born globals e fatores para internacionalização : uma análise teórica do processo e estratégias de marketing de expansão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorEscudero, Leonardo Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83345-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Paulo Padro-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O artigo aborda as tendências e teorias do processo de internacionalização, e o crescimento do fenômeno de empresas born globals. Internacionalização esta vinculada às mudanças econômicas, científicas e tecnológicas que marcaram as últimas décadas do século XX, período que emergem novas formas de negócios, assim como também, inovações nas metodologias e estratégias das empresas. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, baseou-se na revisão documental e bibliográfica do processo de internacionalização, conceito born globals, principais iniciativas e estratégias do marketing internacional, e descrição de principais riscos na expansão. Dentre as conclusões do estudo, diante dos avanços tecnológicos, não é mandatória a abertura de uma sede no exterior para ser internacional. Também compreende que existem algumas tendências e práticas de sucesso no processo de internacionalização destas empresas que já nascem globais, como o impacto da empresa contar com empreendedores com experiência de gerenciamento internacional e a necessidade do serviço prestado pela empresa passe por uma adaptação cultural. Interessante visualizar que o processo que antes era longo, estas empresas apresentaram uma rápida estruturação para expansão e adaptações necessárias. Em um mundo globalizado, faz-se mais comum a existência de born global e novos projetos de internacionalização, assim, com as tendências identificadas pode-se orientar de forma estratégica aqueles empreendedores que desejam explorar o mercado internacional.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Título: dc.titleFenômeno das empresas born globals e fatores para internacionalização : uma análise teórica do processo e estratégias de marketing de expansão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.