Estudo de viabilidade econômica do aftermarket automotivo para indústria de borracha

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Autor(es): dc.contributorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorLuz, Jonatan Maicon da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83342-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº. Dr. Claudimar Pereira da Veiga-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O propósito deste artigo é examinar as características estruturais do setor de reposição automotiva e compreender os diversos stakeholders do segmento, além de mostrar os indicadores da frota nacional, o comportamento do consumidor e as tendências tecnológicas que irão impactar o setor nas próximas décadas. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo qualitativo descritivo sobre as particularidades do Aftermarket. Até onde se sabe, existe uma necessidade de aprofundamento do conhecimento sobre o mercado automobilístico, com foco no aftermarkt no Brasil. O segmento analisado possui uma das mais complexas rede de fornecedores, dividido em setor primário e secundário. Os resultados mostram que o setor que se refere a borrachas, gaxetas e juntas, apresentou em 2020 mais de US$ 170 milhões de dólares em importação. Este fato mostra que existem oportunidades a serem exploradas para localização e nacionalização de peças. Fornecer para montadoras requer certificações específicas, constantes auditorias e abertura da planilha de custos. A análise também mostra que uma das personas desse processo, conhecida como empresas de reparação e oficinas, ainda carece de profissionalização. Esta profissionalização passa por uma estruturação e organização como setor. Por fim, os resultados mostram a importância estratégica a aproximação entre fabricante e as partes interessadas (B2B). Existe a necessidade de evoluir tecnicamente e "disputar" por conteúdo local frente à competição acirrada de alguns países fabricantes de larga escala. O ponto crucial é manter a competitividade e a sobreviencia do negócio, sem renunciar à qualidade, bem como os serviços de suporte e pós-vendas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAutomoveis - Peças-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Título: dc.titleEstudo de viabilidade econômica do aftermarket automotivo para indústria de borracha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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