A influência do marketing esportivo na captação de sócios-torcedores em clubes de futebol

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Autor(es): dc.contributorCunha, Cleverson Renan da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ane Keli da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:39:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:39:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83324-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha.-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O futebol é um esporte que ganhou muita força no século XX, e pode ser visto como um comércio que gera renda e emprego no mundo todo, destaca-se a entidade máxima do futebol a Federação Internacional de Futebol (FIFA) que no ciclo das Copas de 2018 da Rússia e de 2022 no Catar faturou aproximadamente R$ 40,5 bilhões com: ingressos e produtos de marketing, para os clubes de futebol brasileiro um planejamento de marketing esportivo é fundamental para o crescimento de suas receitas, o Flamengo e o Corinthians são os clubes que contém as maiores torcidas do Brasil e têm grande poder na mídia esportiva, visto que no atual cenário do futebol para esses clubes manterem suas receitas positivas estão usando como estratégia a captação de sócios-torcedores aonde ofertam benefícios e vantagens por um custo mensal a estes sócios os tornando parceiros da entidade, com isso o presente estudo tem como objetivo comparar as estratégias de marketing esportivo dos clubes Corinthians e Flamengo para a captação de sócios-torcedores, para responder ao objetivo foi utilizado como metodologia o método de pesquisa bibliográfica. O estudo apontou que os clubes Flamengo e Corinthians utilizam como estratégias do marketing aplicando no esporte: o marketing de experiência, marketing digital, e como ferramenta do marketing: Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) visando engajar novos sócios-torcedores, de modo que, segundo dados da Sports Value no ano de 2022 o Corinthians alcançou aproximadamente 160.000 mil sócios-torcedores, já o Flamengo chega na casa dos 105.000 mil sócios.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleA influência do marketing esportivo na captação de sócios-torcedores em clubes de futebol-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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