O papel do patrocínio cultural na promoção da cultura e da arte : estudo de caso do Bradesco Cultura no Festival Vale da Música em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorAlboitt, Alana Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83320-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Mueller Prado.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo de caso tem como objetivo analisar o papel do patrocínio cultural na promoção da cultura e da arte, com foco no Festival Vale da Música em Curitiba e no patrocínio oferecido pelo Bradesco Cultura. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental de conteúdos e dados extraídos de uma pesquisa feita pelo próprio projeto, o Festival Vale da Música, e observação do pesquisador. A pesquisa documental permitiu uma compreensão ampla sobre o tema e auxiliou na construção do referencial teórico, assim como na análise das estratégias de patrocínio cultural do Bradesco, a percepção dos envolvidos sobre o apoio recebido e os benefícios para a imagem da empresa patrocinadora. A observação participante durante o Festival Vale da Música em Curitiba permitiu uma análise mais detalhada da utilização do patrocínio cultural como estratégia de marketing cultural. A análise de conteúdo documental permitiu identificar categorias e padrões e elaborar as conclusões deste estudo. Os resultados indicam que o patrocínio cultural pode desempenhar um papel fundamental na promoção da cultura e da arte, contribuindo para a formação de público e o fomento de atividades culturais em diferentes regiões. O estudo de caso do Bradesco Cultura no Festival Vale da Música em Curitiba demonstra a importância da parceria entre empresas e eventos culturais para a viabilização de iniciativas culturais de grande porte e a construção de uma imagem positiva para as marcas patrocinadoras através do marketing cultural. Conclui-se que o patrocínio cultural pode ser um importante instrumento para a promoção da cultura e da arte, desde que realizado de forma estratégica e coerente com os valores da marca patrocinadora e dos eventos culturais apoiados.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCultura - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - Financiamento-
Título: dc.titleO papel do patrocínio cultural na promoção da cultura e da arte : estudo de caso do Bradesco Cultura no Festival Vale da Música em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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