Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Roberto, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Carolina Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83302 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Roberto Pereira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 11/04/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 73-86 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Diretrizes curriculares da graduação em Computação recomendam que estudantes desenvolvam o Pensamento Computacional, mas não especificam quando e como essas habilidades devem ser desenvolvidas. A literatura na área também reconhece a importância e relevância do Pensamento Computacional, entretanto, ainda existem poucas evidências em torno de como apoiar o exercício dessas habilidades no ensino superior em Computação. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo investigar uma abordagem para apoiar o exercício do Pensamento Computacional no ensino superior em Computação. A abordagem Pense Computacionalmente foi criada com o propósito de apoiar professores e pesquisadores durante a concepção e condução de práticas educacionais que promovam o Pensamento Computacional por meio do processo de solução dos desafios que considera os quatro pilares do Pensamento Computacional. A abordagem tem como premissa que o Pensamento Computacional deve ser explicitamente exercitado no primeiro semestre da graduação de forma significativa, colaborativa, contextualizada, desplugada e baseada em desafios. Desenvolvemos a abordagem para ser utilizada ou adaptada para diferentes contextos educacionais, sendo composta por: um conjunto de orientações sobre como preparar e conduzir o exercício do Pensamento Computacional; um conjunto de sete práticas (desafios) para serem utilizadas ou inspirar a criação de novas; um método para guiar a condução da prática e instruir estudantes a proporem uma solução; e um artefato para apoiar a análise das soluções para coletar evidências do exercício do Pensamento Computacional. Para experimentarmos a abordagem e investigar as potencialidades e fragilidades, realizamos seis estudos de caso. Os estudos de caso foram conduzidos em ofertas diferentes da disciplina de Introdução à Ciência da Computação, dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Informática Biomédica da UFPR. Os resultados revelam que os desafios foram bem avaliados tanto pelos docentes quanto discentes, e foram muito bons em provocar o raciocínio e promover o interesse. Além disso, os resultados demonstram que estudantes exercitaram o Pensamento Computacional e desenvolveram a percepção do exercício dessas habilidades. Desse modo, atingimos o objetivo específico de investigar uma abordagem para apoiar o exercício do Pensamento Computacional no ensino superior em Computação. Como resultados desta pesquisa também podemos citar: contribuições conceituais: definição do Pensamento Computacional e suas habilidades no contexto do ensino superior em Computação; relação dos passos realizados durante a resolução de um desafio com as habilidades do Pensamento Computacional; e definição de como coletar evidências do exercício do Pensamento Computacional; contribuição metodológica: como conduzir atividades que foquem no exercício do Pensamento Computacional no ensino superior em Computação; e contribuição técnica: abordagem formatada em material didático. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The curriculum guidelines for Computing undergraduate courses point out that computational thinking should be a skill exercised by all students in those courses. However, they do not reveal when and how these skills should be developed. The literature in the area also recognizes the importance and relevance of Computational Thinking. There is still little evidence around how to support the exercise of these skills in higher education in Computing. Given the above, this research aimed to investigate an approach to support the exercise of Computational Thinking in higher education in Computing. The Pense Computacionalmente approach was created to support teachers and researchers during the design and conduct of educational practices that promote the exercise of computational thinking through the process of solving challenges considering the four pillars of computational thinking. The approach is based on the premise that Computational Thinking should be explicitly exercised in the first semester of undergraduate courses in a meaningful, collaborative, contextualized, unplugged, and challenge-based way. We developed the approach to be used or adapted for different educational contexts, comprising: a set of guidelines on how to prepare and conduct the exercise of Computational Thinking; a set of seven practices (challenges) to be used or to inspire the creation of new ones; a method to guide the conduct of the practice and instruct the students to propose a solution; and an artifact to support the analysis of solutions to collect evidence from the exercise of Computational Thinking. In order to try out the approach and investigate its strengths and weaknesses, we carried out six case studies. The case studies were conducted in different offerings of the subject Introduction to Computer Science, of the Bachelor's Degree in Computer Science and Biomedical Informatics at UFPR. The studies' results reveal that the challenges were well evaluated by both teachers and students, and were very good at provoking reasoning and promoting students' interest. In addition, the results demonstrate that students exercised Computational Thinking and developed the perception of exercising these skills. In this way, we achieved the specific objective of investigating an approach to support the exercise of Computational Thinking in higher education in Computing. As results of this research, we can also mention: conceptual contributions: the definition of Computational Thinking and its abilities in the context of higher education in Computing; the relationship of the steps taken during the challenge resolution with Computational Thinking skills; and the characterization of how to collect evidence of the exercise of the Computational Thinking; methodological contribution: how to conduct activities that focus on the exercise of Computational Thinking in higher education in Computing; and technical contribution: approach formatted in didactic material. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Exercício do pensamento computacional no ensino superior em computação : investigação de uma abordagem baseada em desafios | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: