
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Burnagui, Hector Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83169 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83169 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/02/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 138-143 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o aporte teórico das obras de Vitor Henrique Paro e Paulo Freire entre outros educadores e pensadores progressistas contemporâneos, que apresentam reflexões sobre os processos de gestão democrática de unidades escolares e processos de emancipação humana. Buscamos compreender a centralidade do papel do Conselho Escolar, das Assembleias e da representatividade estudantil na horizontalidade das relações de poder. Para isso, essa investigação de cunho qualitativo e do tipo estudo de caso, valendo-se de elementos da pesquisa participante na construção dos caminhos metodológicos, empreendeu uma pesquisa preparatória que buscou compreender o histórico da localidade onde encontra-se a escola, sua ocupação demográfica e a correlação desta com o que ocorria no município e no país no mesmo período. Metodológica e formalmente, dividimos a investigação em três frentes: análise documental, observação participante e círculo de diálogo que, no campo empírico da pesquisa, por se tratar da análise da divisão do poder nas relações humanas, ocorreram em concomitância, construindo, assim, os dados para análise. A partir do Círculo de Diálogos, conversamos, trocamos impressões e experiências com 6 participantes que foram ou são Conselheiros Escolares nesta escola. Desse modo, o tecido deste estudo se entrelaça, demonstrando ser esta escola singular em seu processo de organização no campo da gestão e ratificando, em partes, os pressupostos da pesquisa de que quanto mais horizontais as relações de poder, no exercício da gestão das escolas públicas, mais democráticos e emancipatórios são os processos de formação social, humana e política das pessoas envolvidas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research was developed with the objective of analyzing and understanding the possibilities and limits of an emancipatory process developed in a Municipal Public School in Araucária. It was supported by the theoretical works of Vitor Henrique Paro and Paulo Freire, among other progressive educators and thinkers, who present reflections on the processes of democratic management of school units and processes of human emancipation. We sought to understand the centrality of the role of the School Council, the Assemblies, and student representation in the horizontality of power relationships. To do this, this qualitative research, using elements of participatory research in the construction of methodological paths, conducted preliminary research that sought to understand the history of the location where the school is located, its demographic occupation, and its correlation with what was happening in the municipality and the country at the same time. Methodologically and formally, we divided the research into three fronts: documentary analysis, participatory observation, and dialogue circle that, in the empirical field of the research, because it is the analysis of the division of power in human relationships, occurred simultaneously, thus constructing the data for analysis. It is from the Dialogue Circle, where we talked, exchanged impressions, and experiences with 6 participants who were or are School Councilors in this school, that the fabric of this study is interwoven, demonstrating that this school is unique in its organization processes in the field of management and confirming, in part, the assumptions of the research that the more horizontal the power relationships, in the exercise of democratic management of public schools, the more developed the processes of social and human formation, of emancipatory action, and political participation of all involved. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Araucária (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Título: dc.title | Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: