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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Vergés, Emiliana de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83168 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 80-87 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como temática de interesse a experiência estética nas unidades de conservação da natureza. Para isso, tem por objetivo identificar potencialidades de uma unidade de conservação como espaços de experiências estéticas da natureza com um grupo de educadores. A unidade de conservação escolhida como local de pesquisa foi o Parque Estadual Serra da Baitaca, localizado na região metropolitana de Curitiba e os participantes da pesquisa foram três educadores de diferentes áreas do conhecimento que possuíam afinidade com a caminhada. A experiência estética é aqui entendida como a dimensão sensível, sensorial, afetiva e perceptual, ou seja, uma maneira de ser-estar no mundo. Diante do exposto, formulamos a seguinte questão de pesquisa: "Quais experiências estéticas com a natureza podem ser oferecidas em unidades de conservação para a formação de educadores?". Por enquadrar-se dentro da abordagem qualitativa, foram empregadas técnicas de produção de dados como a observação participante, estudos móveis e entrevista. Esta opção se alinha com os pressupostos teórico-metodológicos da ecofenomenologia que fundamentam a pesquisa. A partir de triangulação dos dados, a organização dos resultados e discussão do trabalho encontram-se em forma de (eco)narrativas. Na sequência, apontamos dois aspectos emergentes no intuito de responder à questão de pesquisa, são eles: práticas de educação da atenção e práticas corporais de aventura. Ademais, nas considerações do trabalho, argumentamos que, apesar do estudo contribuir com possibilidades de práticas que propiciem experiências estéticas nas unidades de conservação, existem outras materialidades como as mudanças do clima e o investimento público nas unidades de conservação que afetam a corporeidade da experiência. Por fim, reafirmamos que o aspecto do movimento através das práticas de educação da atenção e das práticas de aventura na educação ambiental é uma escolha de imersão na pesquisa como forma de resistência, valorização do mundo mais-que-humano e uma possibilidade de corresponder com as materialidades, um caminho do vir a ser sensível e político ao engajar os corpos no mundo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research has as a theme of interest the aesthetic experience in nature conservation units. For this, it aims to identify the potential of a conservation unit as spaces for aesthetic experiences of nature with a group of educators. The conservation unit chosen as the research site was the Serra da Baitaca State Park, located in the metropolitan region of Curitiba and the research participants were three educators from different areas of knowledge who had an affinity with walking. The aesthetic experience is understood here as the sensitive, sensory, affective and perceptual dimension, that is, a way of being in the world. Given the above, we formulated the following research question: "What aesthetic experiences with nature can be offered in conservation units for the training of educators?". As it fits into the qualitative approach, data production techniques were used, such as participant observation, mobile studies and interviews. This option is in line with the theoretical-methodological assumptions of ecophenomenology that underlie the research. From data triangulation, the organization of results and discussion of the work are in the form of (eco)narratives. Next, we point out two emerging aspects in order to answer the research question, they are: attention education practices and adventure body practices. Furthermore, in the considerations of the work, we argue that, despite the study contributing with possibilities of practices that provide aesthetic experiences in conservation units, there are other materialities such as climate change and public investment in conservation units that affect the embodiment of the experience. Finally, we reaffirm that the movement aspect through attention education practices and adventure practices in environmental education is a choice of immersion in research as a form of resistance, appreciation of the more-than-human world and a possibility of corresponding with materialities, a way of becoming sensitive and political by engaging bodies in the world. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza (Estetica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A experiência estética na natureza : potencialidades da educação ambiental em unidade de conservação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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