
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Silvino, Vilmara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:11:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:11:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83141 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/02/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por meio de atividades práticas transdisciplinares e criativas. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido o aplicativo denominado Proconexão, cujo nome sugere a ideia de conexão entre os conhecimentos curriculares e aqueles que os transcendem, a partir de provocações realizadas pelos professores. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, com ênfase em teóricos renomados, tais como Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes e Basarab Nicolescu. A pesquisa discute a relevância do pensamento complexo no processo de ensino e aprendizagem e suas possíveis contribuições no espaço escolar diante das incertezas na educação. Além disso, discute-se a flexibilidade na prática transdisciplinar como forma de enfrentar as mudanças na educação presencial, bem como o papel da tecnologia e da criatividade como instrumentos de novas aprendizagens. O estudo apresenta diretrizes teóricas para a criação do aplicativo, assim como aproximações possíveis com as competências e habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, são apresentadas diretrizes metodológicas para a utilização do aplicativo com o objetivo de alcançar o objetivo geral da pesquisa, que é criar e construir um aplicativo digital que possibilite o desenvolvimento de práticas transdisciplinares e criativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, é apresentado um exemplo hipotético para análise da viabilidade de utilização do aplicativo na prática pedagógica dos professores. Espera-se que o Proconexão contribua para a realização de práticas transdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, modificando a ação pedagógica dos professores e contribuindo para a formação de novas aprendizagens. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research aims to investigate the possibility of creating a digital application with the purpose of promoting the teaching and learning of the curricular contents of the early years of Elementary Education through practical, transdisciplinary, and creative activities. Based on this objective, the Proconexão application was developed, whose name suggests the idea of connection between curricular knowledge and those that transcend them, through provocations made by teachers. To achieve this objective, a qualitative, exploratory, and applied approach was adopted, emphasizing renowned theorists such as Paulo Freire, José Moran, Edgar Morin, Marilza Suanno, Maria Cândida Moraes, and Basarab Nicolescu. The research discusses the relevance of complex thinking in the teaching and learning process and its possible contributions in the school space in the face of uncertainties in education. Additionally, the flexibility in transdisciplinary practice is discussed as a way to face changes in in-person education, as well as the role of technology and creativity as instruments for new learning. The study presents theoretical guidelines for creating the application, as well as possible approximations with the competencies and skills indicated in the National Common Curricular Base for the early years of Elementary Education. Additionally, methodological guidelines are presented for using the application with the aim of achieving the general objective of the research, which is to create and build a digital application that enables the development of transdisciplinary and creative practices in the early years of Elementary Education. Finally, a hypothetical example is presented for analyzing the feasibility of using the application in the pedagogical practice of teachers. It is expected that Proconexão will contribute to the realization of transdisciplinary practices in the early years of Elementary Education, modifying the pedagogical action of teachers and contributing to the formation of new learning. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão" | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: