Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Barbara Galleli, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Gabriele da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83134 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Galleli Dias | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/03/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 107-117 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As universidades têm tomado iniciativas no que concerne o Desenvolvimento Sustentável (DS). A normalização das atividades institucionais e do direcionamento de suas estruturas normativas, como planejamentos institucionais e projetos de curso, são consideradas e estudadas neste trabalho sob a ótica da Teoria Institucional. Em contraponto, mostra-se emergente o conceito do currículo oculto, em referência ao que permanece oculto nas interações informais no caminho educacional e que pode ser utilizado como parâmetro dos desdobramentos da prática. O objetivo deste trabalho é compreender como as estruturas normativas e o currículo oculto das universidades brasileiras estão direcionados para o DS. Para isso, a Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná foram os casos selecionados. A análise temática foi utilizada por meio do software ATLAS.ti. Documentos institucionais, entrevistas com docentes e grupos focais com discentes de ambas as universidades foram observados. Os achados são de que universidades estudadas tendem ao âmbito social do DS, principalmente o Plano Nacional de Educação, e constatou-se que a tendência enfraqueceu ao longo do período analisado. O Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico demonstraram-se proeminentes em relação aos demais de cada universidade. As barreiras e incentivadores diagnosticados mostram-se voláteis ao longo desta pesquisa, ora tendendo a uma extremidade, articulando deforma semelhante a um pêndulo. Por fim, as convergências e divergências diagnosticas são de alavancar as propostas e desmotivação de adesão ao tema, respectivamente. As contribuições desta dissertação são teóricas, práticas e sociais. As contribuições teóricas repousam sobre a exploração dos conceitos de estrutura normativa e currículo oculto sob a ótica da Teoria Institucional. Como contribuição prática, fornece alternativas para confluir, de maneira estratégica, a convergência e a divergência entre os conceitos analisados. Por fim, como contribuição social, apresenta-se direcionamentos para a formulação de políticas públicas e diretrizes educacionais, assim como a formação educacional da população de maneira a contribuir com o DS. Soma-se como contribuição social o fato dessa pesquisa estar vinculada ao objetivo 4.3 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Universities have taken initiatives regarding Sustainable Development (SD). The normalization of institutional activities and the direction of their normative structures, such as institutional planning and course projects, are considered and studied in this work from the perspective of Institutional Theory. In contrast, the concept of the hidden curriculum is emerging, in reference to what remains hidden in informal interactions in the educational path, and which can be used as a parameter for the unfolding of practice. The objective of this work is to understand how the normative structures and the hidden curriculum of Brazilian universities are directed towards SD. For this, the Federal University of Paraná and the Federal Technological University of Paraná were the selected cases. Thematic analysis was used using the ATLAS.ti software. Institutional documents, interviews with professors and focus groups with students from both universities were observed. The findings are that the studied universities tend to the social scope of the DS, mainly the National Education Plan, and it was found that the trend weakened over the analyzed period. The Institutional Development Plan and Pedagogical Political Project proved to be prominent in relation to the others of each university. Diagnosed barriers and incentives are volatile throughout this research, sometimes tending to one end, articulating similarly to a pendulum. Finally, the diagnostic convergences and divergences are to leverage the proposals and demotivation of adhesion to the theme, respectively. The contributions of this dissertation are theoretical, practical, and social. Theoretical contributions rest on the exploration of the concepts of normative structure and hidden curriculum from the perspective of Institutional Theory. As a practical contribution, it provides alternatives to merge, in a strategic way, the convergence and divergence between the analyzed concepts. Finally, as a social contribution, directions are presented for the formulation of public policies and educational guidelines, as well as the educational training of the population to contribute to SD. Added to the social contribution is the fact that this research is linked to objective 4.3 of the Sustainable Development Goals. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | Estruturas normativas e currículo oculto : a prática do desenvolvimento sustentável em universidades brasileiras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: