Familia e escola, participar da vida escolar dos filhos : os pais e o projeto escola de pais de Paranaguá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnabem, Andréa, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorSantos, Tatiane do Rosario dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/83089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83089-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Andrea Knabem-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Pós-graduação a questão social na perspectiva interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escola é um espaço múltiplo e multifacetado onde ocorrem relações sociais, entre funcionários da educação, alunos e família. Neste espaço se permeiam as mais diversas questões sociais, que devem ser observadas e conhecidas pela escola. A pesquisa buscou a partir da observação e do acompanhamento do Projeto Escola de Pais, desenvolvido nas Escolas da Rede Municipal de Paranaguá com os alunos do ensino fundamental, compreender a relação família e escola. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, em um primeiro momento, entrevistou-se 10 (dez) pais em 4 (quatro) instituições de ensino, com questões estruturadas e fechadas. No segundo momento foi escolhida uma escola entre as quatro e realizada uma nova coleta de dados, com questões semi-estruturadas e abertas. Em ambos os momentos procurou-se saber a respeito de como era a participação dos pais na vida escolar dos filhos e se houve melhora a partir do primeiro encontro realizado no ano letivo. Após a análise dos dados, observou-se que os pais sabem da necessidade de estarem presentes nestes encontros, para uma escolarização bem sucedida e harmônica.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleFamilia e escola, participar da vida escolar dos filhos : os pais e o projeto escola de pais de Paranaguá-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.