Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knabem, Andréa, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Tatiane do Rosario dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83089 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Andrea Knabem | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Pós-graduação a questão social na perspectiva interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A escola é um espaço múltiplo e multifacetado onde ocorrem relações sociais, entre funcionários da educação, alunos e família. Neste espaço se permeiam as mais diversas questões sociais, que devem ser observadas e conhecidas pela escola. A pesquisa buscou a partir da observação e do acompanhamento do Projeto Escola de Pais, desenvolvido nas Escolas da Rede Municipal de Paranaguá com os alunos do ensino fundamental, compreender a relação família e escola. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, em um primeiro momento, entrevistou-se 10 (dez) pais em 4 (quatro) instituições de ensino, com questões estruturadas e fechadas. No segundo momento foi escolhida uma escola entre as quatro e realizada uma nova coleta de dados, com questões semi-estruturadas e abertas. Em ambos os momentos procurou-se saber a respeito de como era a participação dos pais na vida escolar dos filhos e se houve melhora a partir do primeiro encontro realizado no ano letivo. Após a análise dos dados, observou-se que os pais sabem da necessidade de estarem presentes nestes encontros, para uma escolarização bem sucedida e harmônica. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Familia e escola, participar da vida escolar dos filhos : os pais e o projeto escola de pais de Paranaguá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: