
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Valdir Izidoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1987-05-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83078 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83078 | - |
| Descrição: dc.description | Artigo do jornalista e militante do movimento negro, Valdir Izidoro Silveira, no qual ele protesta contra, segundo, ele, artigos racistas que haviam sido publicados pelo jornal Gazeta do Povo, de autoria de Emir Calluf. Um desses artigos, ele cita, foi publicado no dia 22/06/1986, de título "Bahia Terra da Felicidade". De acordo com Silveira, a Gazeta do Povo negou a ele o direito de ocupar o mesmo espaço naquele jornal, sendo sua resposta somente publicada pelo jornal Correio de Notícias, na edição do dia 09/071986, sob o título "Como Dói Ser Negro no Brasil". Essa ocasião o fez escrever sobre a farsa da data 13 de Maio, que ele comenta neste artigo, publicado pelo jornal Correio de Notícias (PR), 14/05/1987, p.4, disponível na Hemeroteca Digital Brasileira. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Correio de Notícias (PR) | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Valdir Izidoro Silveira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | movimento negro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | racismo em Curitiba | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gazeta do Povo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emir Calluf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 13 de Maio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Correio de Notícias | - |
| Título: dc.title | 13 de maio: a grande farsa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: