
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sato, Regina Keiko | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83050 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83050 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 81-85 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, para responder ao problema de pesquisa - que entendimentos os professores de Matemática dos anos finais da educação básica manifestam sobre metodologias ativas? -, tem como objetivo identificar como os docentes da educação básica entendem as metodologias ativas no contexto de suas práticas metodológicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza interpretativa. A fundamentação teórica que embasa a construção desta dissertação contempla autores como Moran e Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), entre outros. Participaram do estudo nove professores licenciados em Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas de Curitiba. Os procedimentos adotados para produção de dados foram um questionário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e uma entrevista semiestruturada, com questões deflagradoras para promover o diálogo, de modo remoto. Os dados foram analisados a partir do método de análise de dados, considerando os Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2013). Como resultado da pesquisa, identificou-se que os professores que utilizam as metodologias ativas, mesmo sem formação continuada, criam suas aulas a partir de pesquisas e, apesar dos desafios, percebem seus alunos mais ativos e participativos. Concordam que as metodologias ativas colaboram muito para uma aprendizagem significativa, preparando os alunos com habilidades para a vida. Assim, concluem que, ao utilizar as metodologias ativas, contribuem para uma educação matemática escolar, desenvolvendo pessoas socialmente ativas, tendo em vista que essas metodologias têm como fundamento colocar o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, considerando o ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research, linked to the research line Cognition, Learning and Human Development, of the Graduate Program in Education at Federal University of Paraná, aims to identify how teachers of elementary school understand the active methodologies in the context of their methodological practice, to answer the problem: what understandings do the Mathematics teachers of senior years of basic education manifest about active methodologies? It is a research of qualitative approach of exploratory type and interpretative nature. The theoretical foundation for the construction of this dissertation contemplates authors like Moran and Bacich (2018), Camargo and Daros (2018), among others. Nine teachers participated in the study, all of them with a degree in Mathematics and working in senior years of elementary school of two public schools of Curitiba. The procedures adopted for data production were an online questionnaire and a semi-structured interview. The data were analyzed using data analysis method, considering nucleus of meaning proposed by Aguiar and Ozella (2013). As result, it was identified that the teachers that use active methodologies, even without continuous education, create their classes from researches, and, in spite of the challenges, they notice that their students were more active and participative. They agree that the active methodologies collaborate a lot for a significant learning, preparing the students with abilities for life. They concluded that, when using active methodologies, they contribute to the mathematics education, developing socially active people, because these methodologies put the student as protagonist of the learning process, considering the teaching of Mathematics in elementary school. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matematica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático : entendimentos de professores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: