Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Canavese, Daniel, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Dalcanale, Fabiane Valeska | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/83039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/83039 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Daniel Canavese de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Pós-graduação a questão social na perspectiva interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar e analisar as condições sociais do cotidiano dos familiares de crianças e adolescentes transplantados hepáticos, pertinentes a prática do Assistente Social nos períodos, pré-transplante, peri-transplante e, pós-transplante. Para traçar o perfil socioeconômico destas famílias, foram analisadas, por meio de pesquisa documental, as 20 entrevistas de avaliação, pelo Serviço Social, dos pacientes que realizaram transplante de fígado no decorrer do ano de 2009, possibilitando, desta forma a descrição sobre a atuação do Serviço Social. Posteriormente, para analisar as condições sociais tomou-se como critério metodológico qualitativo, a entrevista semi-estruturada de três familiares de transplantados de fígado em retorno ambulatorial no ano seguinte, evidenciando os encaminhamentos realizados pelo Serviço Social no período de transplantes. O Serviço Social, neste estudo, analisou as condições sociais dos pacientes, com vistas à melhoria da qualidade de vida do transplantado hepático e de seus familiares. O importante, na atuação do Assistente Social, é a contribuição humanizada, integrada e a parceria com as redes sociais dos municípios de origem. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospitais - Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saude - Aspectos sociais | - |
Título: dc.title | A atuação do serviço social nos transplantes hepáticos: um estudo de casos no Hospital Pequeno Príncipe de 2009 a 2010 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: