Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabiana Serafim da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82987 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Silvana Cassia Hoeller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esse artigo é um levantamento bibliográfico onde procuramos refletir a necessidade de um currículo nas Escolas do Campo que valorize a cultura, os saberes e valores dessa população. Buscamos nesse processo refletir sobre a Educação no Campo e a proposta de ensino de uma escola no campo no Município de Teodoro Sampaio-SP. Assim, fez-se necessário assumir os significados presentes no processo formativo dos profissionais e entender a cultura dessa população. Para tanto, realizamos a pesquisa bibliográfica e observação curricular do cotidiano escolar. Ainda, conclui-se que a Educação no Campo é essencial e se faz necessária inclusive para a valorização da população ali inserida. A Educação do Campo nos leva a conjecturar sobre aspectos sociais e culturais dessa população que, muitas vezes, encontra-se sem acesso aos bens culturais e de consumo, bem como nos profissionais que estão envolvidos nesse processo, os quais, em grande parte, são oriundos da zona urbana. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular - São Paulo (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Discutir as praticas pedagogicas atuais na E.E. Francisco Ferreira na perpectiva das dimensões da educação do campo no municipio de Teodoro Sampaio /SP | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: