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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ruschmann, Carla Beatriz Franco, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Deconto, Dalila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82931 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82931 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Carla Franco Ruschmann | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A questão social enquanto conceito, traz o entendimento sobre a construção sócio histórica no Brasil, das relações de classe e de suas consequências na vida das pessoas empobrecidas. A escola, especificamente a escola pública, uma das principais instituições sociais no país, reflete essa estrutura e recebe os indivíduos que sofrem e manifestam a questão social em seu cotidiano. Os problemas de aprendizagem específicos das populações vulneráveis socialmente são recorrentes e não podem ser entendidos de forma individualizada e sem considerar o contexto social no qual acontecem. Diante disso, a partir do conceito de Sawaia (1999) de sofrimento ético-político, e de um material produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2017 sobre as Concepções de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, este artigo busca indicar possíveis caminhos para o trabalho na educação, especificamente sobre as dificuldades escolares que compões uma das expressões da questão social, aproximando os saberes do Serviço Social com os da Pedagogia. Nessa aproximação, considerando que o trabalho social e educativo tem como objeto o desenvolvimento humano e a promoção social, o que aparece como possível solução é o fomento da criatividade. Para tal, considerando esta como uma habilidade a ser desenvolvida, este artigo propõe trabalho com a arte na escola, tanto a partir de sua criação quanto de sua observação, uma vez que esta promove, segundo Vigotsky (2009) um processo catártico no qual sentimentos são trabalhados e permitem a sua reelaboração. A aproximação das áreas do Serviço Social e da Pedagogia foi uma solução diante da falta de entendimento sobre a questão social na interpretação das metodologias de ensino contemporâneas ensinadas na pedagogia. Sem a dimensão da questão social o trabalho pedagógico pode muitas vezes reproduzir as estruturas sociais, o que acaba realimentando as causas das dificuldades de aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | - |
| Título: dc.title | Questão social e educação : transposições possíveis para a promoção social a partir da arte | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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