A tripla jornada das professoras do ensino fundamental I do município de Matinhos

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Autor(es): dc.contributorAlencastro, Lucia Helena, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorLopes, Caroline Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82920-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82920-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lucia Helena Alencastro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo tem como tema a vivência da tripla jornada (ambiente doméstico, mercado de trabalho e mundo acadêmico) das docentes da educação básica do município de Matinhos. O objetivo geral é compreender como as professoras se veem dentro das configurações da tripla jornada a fim de delimitar os principais conflitos/tensões presentes nas diferentes atuações. Além disso, os objetivos específicos são contextualizar os pressupostos teóricos da divisão sexual do trabalho contemplando os aspectos sociais e culturais, bem como compreender como ocorreu a entrada das mulheres no mercado de trabalho no capitalismo e a realidade brasileira. Para mais, conhecer o processo de escolarização das mulheres no Brasil e seus reflexos até os dias atuais e apresentar dados gerais da escolarização brasileira fazendo a comparação de gêneros. Por fim, conhecer o perfil das docentes do município de Matinhos e identificar os conflitos e tensões causados pela tripla jornada nas mulheres professoras. Para isso, alguns dos principais referenciais utilizados foram os de autoras como Silvia Federici, Hirata e Kergoat, Maria R. V. Carvalho, entre outros. Como ferramenta metodológica foi proposto referenciais da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, por meio da utilização de questionário estruturado. Dessa forma, foi possível fazer o levantamento do perfil docente dos trabalhadores da educação municipal de Matinhos e a identificação da tripla jornada vivida pelas profissionais com consequências à saúde física, mental e emocional.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHorário de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Título: dc.titleA tripla jornada das professoras do ensino fundamental I do município de Matinhos-
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