O whatsapp e os desafios do seu uso como ferramenta educacional na escola municipal Iracema dos Santos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBattezzati, Silma Cortes da Costa, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorMoura, Adriana de Lima Rafael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82919-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Silma Cortes da Costa Battezzati Valverde-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este relato de experiência destaca os principais desafios enfrentados por estudantes e professores do 3º ano C da Escola Municipal Iracema dos Santos, na cidade de Paranaguá, no processo de ensino e aprendizagem à distância no período de Março de 2020 a Julho de 2021. Descreve as principais vantagens e dificuldades da utilização do WhatsApp como ferramenta pedagógica para professores, alunos e suas famílias, e a complexidade destes desafios face aos contextos educativos, tecnológicos e pandêmicos, destacando as possibilidades e limitações do acesso à Internet e utilização das tecnologias digitais no ensino básico para mediar e estimular a aprendizagem. A análise dos resultados deste estudo descritivo, de natureza qualitativa, nos permitiu concluir que a utilização do WhatsApp facilitou a mediação de conteúdos didáticos pelos professores, a realização de atividades de aprendizagem pelos estudantes em suas casas e contribuiu para evitar o abandono escolar durante períodos de distância social causados pela pandemia do novo Coronavírus.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectWhatsApp (Aplicativo de mensagens)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectHigiene escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSARS-CoV-2-
Título: dc.titleO whatsapp e os desafios do seu uso como ferramenta educacional na escola municipal Iracema dos Santos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.