Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Diomar Augusto de, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Meduna, Matheus Niesborski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82887 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Diomar Augusto de Quadros | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em diferentes partes do mundo a preocupação ambiental e a conservação dos recursos hídricos vêm aumentando, tendo a água cada vez mais escassa em quantidade e qualidade, pois apenas 2,5% da água que contém em nosso planeta é de água doce, apesar de o planeta ser em grande parte composto por água, apresenta escassez para o consumo humano. Nos últimos anos, cada vez mais grandes cidades sofrem com a falta de água, pois as grandes concentrações populacionais trazem um processo de degradação ao meio ambiente. A educação ambiental (EA) é um importante instrumento de educação formal ou informal, podendo transformar a visão do indivíduo, contribuindo para a formação de novos valores e práticas sociais, desta forma tralhando com crianças, estamos levando a elas uma visão do mundo em que se vive, para elas todo aprendizado é algo novo. O presente trabalho teve como objetivo investigar como ocorre o diálogo sobre a educação ambiental e recursos hídricos na educação infantil e ensino fundamental 1 e 2. Para iniciar foi realizado levantamento bibliográfico sobre as temáticas: educação ambiental, educação infantil, ensino fundamental e recursos hídricos. Foram analisadas as teses e dissertações realizadas no Brasil, que estão disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A analise resultou no registro de 122 dissertações e 3 teses, mas somente 32 trabalharam a educação ambiental envolvendo o recurso hídrico de alguma forma, sendo trabalhado com crianças diretamente da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, e destes somente 2 dissertações foram realizadas na educação infantil. Com conteúdos ambientais a escola ajuda o aluno a ter uma visão integral do mundo em que vive, tendo troca de experiências e conhecimentos. O período inicial da vida escolar pode ser a base de sua formação, sendo uma fase extremamente importante. Dentro da escola é preciso encontrar meios para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, humanos e a consequências da própria espécie. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (54 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos hidricos - Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | - |
Título: dc.title | A educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental, com enfoque nos recursos hídricos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: